TORRES VEDRAS AVANÇA COM APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DE SIZANDRO E ALCABRICHEL

TORRES VEDRAS AVANÇA COM APROVEITAMENTO HIDROAGRÍCOLA DE SIZANDRO E ALCABRICHEL

06/02/2020 0 Por Carlos Joaquim
O concelho de Torres Vedras vai avançar com o aproveitamento hidroagrícola dos rios Sizandro e Alcabrichel. O Executivo Municipal aprovou, esta terça-feira, as minutas de protocolo a celebrar com a Alcabrirega – Associação de Rega do Vale do Alcabrichel, a Sizanrega – Associação de Rega do Vale do Sizandro, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Águas do Tejo Atlântico que irão permitir que a água destes dois rios seja utilizada para rega.
Os protocolos garantem os estudos necessários ao desenvolvimento de uma solução técnica e de um regime de utilização comuns do uso de recursos hídricos para rega, tendo em conta os 40 kms de extensão do Rio Sizandro e os 25 kms de extensão do Alcabrichel. Em simultâneo será efetuada a identificação de proprietários necessária à implementação de aproveitamento hidroagrícola.
Há cerca de 10 anos que estas associações de regantes têm construído pequenos açudes. Contudo, segundo o protocolo, os mesmos “são manifestamente insuficientes e mal dimensionados”. Estas associações reúnem os principais e potenciais beneficiários dos recursos hídricos e das infraestruturas que, no futuro, irão permitir uma rega mais eficiente a custos energéticos adequados.
Serão criados gabinetes de missão, de forma a garantir a sua execução, assim como comissões de acompanhamento para a elaboração dos planos.