Município de Cantanhede distinguido com Bandeira Eco XXI
Galardão premeia boas práticas de sustentabilidade ambiental
O Município de Cantanhede foi mais uma vez distinguido com a Bandeira Eco XXI, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal-ABAE) para premiar as boas práticas que, ao nível local, concorram para a sustentabilidade ambiental. Pelo 13.º ano consecutivo, a candidatura conjunta da Câmara Municipal e da Inova-EM foi valorizada em moldes que a colocam entre as 48 entidades galardoadas a nível nacional por terem atingido os objetivos estabelecidos.
Para analisar a pontuação obtida nos vários parâmetros de avaliação, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, reuniu com os técnicos dos serviços camarários e da empresa municipal envolvidos nas ações realizadas no âmbito da Bandeira Eco XXI, reunião essa que contou também com a participação do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e do vereador Adérito Machado.
A atribuição da insígnia ao Município de Cantanhede resultou da valorização de aspetos como a qualidade da água para consumo humano, a existência de áreas classificadas, o ordenamento do território e ambiente urbano, a informação disponível aos munícipes, sendo de destacar ainda a pontuação obtida nos indicadores relativos a certificação de sistemas de gestão, cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e desenvolvimento, gestão e conservação da floresta, qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores, bem como a produção, recolha seletiva e valorização de resíduos urbanos. Por outro lado, foram bem pontuadas as ações desencadeadas pela Câmara Municipal e pela Inova-EM no domínio da educação ambiental, tal como aconteceu com o desenvolvimento do Programa Eco-Escolas, no qual participaram 18 estabelecimentos de ensino de vários níveis de ensino.