Vagos na senda da pegada ecológica dos municípios portugueses
O Município de Vagos é um dos municípios portugueses a apresentar a pegada ecológica de todo o seu território.
No passado dia 22 de Agosto o executivo municipal aprovou a minuta de um protocolo que irá ser assinado, no próximo mês de outubro, entre o Município de Vagos, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, em parceria com a Universidade de Aveiro e com a Global Footprint Network.
Com a assinatura do “Protocolo Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, a ser outorgado com a associação ZERO, pretende-se, resumidamente, concretizar no território do Município de Vagos, a monitorização da pegada ecológica, tendo em conta os hábitos diários da população, bem assim a consciencialização dos impactos desses hábitos nos recursos naturais e, por sua vez, a adoção de medidas e comportamentos que deverão ser introduzidos no estilo de vida das pessoas, por forma a contribuírem para a melhoria do ambiente.
Em termos nacionais, pretende-se dar o contributo para a definição de instrumentos de caráter político-económico, com vista à implementação de medidas que incentivem a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis.