EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 64 DEZEMBRO 2025

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 64 DEZEMBRO 2025

01/12/2025 0 Por Carlos Joaquim

É com profunda satisfação que por este meio, disponibilizamos a edição nº. 64 do Boletim InfoADASCA, a última do ano que agora termina. Pelo que me é dado saber, a ADASCA é única associação de dadores do País com um projecto editorial regular.

Este Projecto surgiu em substituição da Revista Tribuna da ADASCA, inscrita na ERC então suspensa, porque o INE estava constantemente a enviar-nos inquéritos, a quererem saber um sem fim de coisas, com ameaças, caso não respondêssemos dentro do prazo fixado, seríamos alvo de coimas vs multas.

O InfoADASCA surgiu para ser um meio de comunicação, informação e sensibilização para a dádiva de sangue, e creio que até à data tem conseguido tal objectivo. Também, surgiu para os dadores participarem com artigos, entre outros conteúdos. Neste ponto, falhou, uma vez que raros foram os que participaram. Sinal dos tempos.

Nesta edição trazemos de novo o Estatuto do Dador de Sangue, faltando a sua regulamentação. Assim assim, se fosse posto em prática, estaríamos bem melhor neste campo. Letra morta, os seus princípios são desrespeitados com frequência nos Centros de Saúde e até nos hospitais. Os dadores continuam a ser considerados elementos que devem dar lucro, como se de produtos comerciais se tratassem…

Aqui chegados, que o ano 2026 se não puder ser melhor, ao menos que seja igual ao 2025. Em abono da verdade, pelo que se vislumbra, a tendência é para piorar. Lá iremos, estamos atentos. Caros colegas dadores e ex-dadores, sejamos mais unidos, e mais próximos da associação, sem vós, a ADASCA perde a sua razão.

Bom Ano 2026 para todos vós e familiares! Estamos sempre do vosso lado, ainda que sejais embalados pelo canto das cigarras para fazerem queixa de nós, como alguns enfermeiros vos recomendam e, vocês deixam-se ir.

Joaquim Carlos

Pode ser lido por este este link http://www.adasca.pt/node/2050 versão online

https://aveiro123.blogspot.com/2025/12/edicao-do-boletim-infoadasca-n-64.html