AIP vai apoiar empresas no acesso a instrumentos de investimento financeiro na área do setor da Defesa

AIP vai apoiar empresas no acesso a instrumentos de investimento financeiro na área do setor da Defesa

08/07/2025 0 Por Carlos Joaquim
“A AIP está a trabalhar num projeto que pretende colmatar o défice de capacidade de resposta das empresas portuguesas para satisfazer as exigências e a competitividade no acesso aos programas e instrumentos de investimento financeiro na área do setor da Defesa”, anunciou José Eduardo Carvalho na sessão de abertura do seminário “Economia de Defesa: Estratégias e Impactos no Novo Contexto Geopolítico”, que a Associação Industrial Portuguesa (AIP), em parceria com a EuroDefense, realizou dia 2 julho.
O presidente da AIP adiantou que a AIP “vai identificar as potenciais empresas candidatas, dar assistência técnica no cumprimento dos requisitos prévios, apoiar a elaboração de candidaturas e fazer o acompanhamento das mesmas junto das entidades financiadoras”. De acordo com o objetivo traçado, “a AIP irá submeter 10 candidaturas de empresas portuguesas em 2026, 15 em 2027 e 15 em 2028. A par disto iremos reforçar a nossa colaboração na EuroDefense e privilegiar ações concretas no apoio às empresas portuguesas”, afirmou José Eduardo Carvalho.
O presidente da AIP defendeu que “é preciso aprofundar a reflexão sobre os efeitos que o crescimento da despesa na Defesa terá no PIB” e salientou que “os países da União Europeia que mais investem na Defesa são aqueles que atualmente apresentam as maiores taxas de crescimento”.
A sessão de abertura contou ainda com a participação do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, e do presidente da EuroDefense, general Luís Valença Pinto. A intervenção de fundo sobre “As alterações geopolíticas, os investimentos na indústria da defesa e os seus impactos económicos” ficou a cargo do major-general Filipe Arnaut Moreira. “A nova estratégia da Europa para a economia de Defesa: prioridades, consequências e os riscos para a coesão europeia” foi o tema da mesa-redonda que contou com intervenções de Rodrigo Pascoal, Business Development Director da Critical Software para as áreas de Aviação, Defesa e Espaço, Nelson de Souza, ex-ministro do Planeamento e dos professores universitários Bruno Cardoso Reis e Nuno Gama de Oliveira Pinto.
*Departamento de Comunicação