Hora de Fecho: Pode um intelectual ouvir Adele sem remorsos?

21/05/2016 0 Por Carlos Joaquim

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!

MÚSICA 

Dez Grammy, um Óscar, um milhão de cópias de “25” em 10 dias. Vai encher a Meo Arena sábado e domingo mas será uma diva pop igual às outras? Ou será que um intelectual pode chorar no ombro dela?

PS 

As eleições para o PS/Coimbra realizam-se este sábado sob acusações de “fraude” e “vergonha nacional”. Pedro Coimbra, o único na corrida, nega tudo. Arnaut promete levar o caso para o TC. O costume.

CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 

António Costa foi hoje recebido, em duas visitas, por protestos organizados por escolas com contratos de associação. Porta-voz dos colégios privados garante que muitas escolas podem vir a fechar.

PS 

Sérgio Sousa Pinto já foi da direção de António Costa, mas saiu em rutura com a estratégia do líder do PS no pós-legislativas e agora atira-se à moção de Costa. Paulo Pedroso já veio dar resposta.

FPF 

Há 13 anos Portugal foi campeão europeu com Márcio Sousa e Paulo Machado no meio-campo vs. Espanha. João Coimbra lembra ao Observador quem eram os craques e como foi vencer o Europeu sub17 em 2003.

FUTEBOL 

O treinador português vai substituir Luois Van Gaal à frente do Manchester United. De acordo com o jornal espanhol AS, o anúncio oficial vai ser feito este sábado.

BRASIL 

Neste ensaio, Martim Vasques da Cunha, escritor e jornalista, faz uma viagem desde o passado para explicar a crise que está a deixar o país que foi de Collor e de Dilma e agora é de Temer em ruínas.

TAP 

O ministro Pedro Marques considerou que o acordo assinado com a Atlantic Gateway corresponde a uma estabilização definitiva da empresa. Participação chinesa pode chegar aos 20%.

TAP 

Mesmo com a injeção de 154 milhões de euros pelo acionista privado, a transportadora aérea terminou 2015 com capital próprio negativo superior a 500 milhões de euros, por causa de mais prejuízos.

LISBOA 

Nas obras do Campo das Cebolas, os arqueólogos já descobriram diversos vestígios pré e pós-terramoto. Um deles é uma escadaria que ia para o rio. No futuro, pode ir para o seu carro.

VAIDADES 

Numa entrevista à Refinery29, a estrela da Disney admitiu que já travou uma luta contra as drogas. É a última estrela a admitir o vício, mas muitas outras já a antecederam. Recorde as suas histórias.

Opinião

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Os democratas com ideais humanistas podem confiar nos partidos do centro quando o que agora é governo se aliou à extrema-esquerda, e o líder da oposição foi cúmplice na aprovação de leis antinaturais?

André Azevedo Alves

Numa altura em que os laicistas radicais procuram monopolizar o espaço público, é mais importante que nunca promover o debate livre e aberto e combater pela liberdade contra a intolerância e fanatismo

Isabel Soares

Cada instituição, como cada indivíduo, deve construir uma história própria. Para isso precisa de condições, de espaço, de autonomia, tudo o que está ausente do monolitismo da nossa escola pública.

Pedro Graça

O tempo é das famílias. Água e fruta à mesa, em todas as refeições, em vez de sumos e sobremesas doces. E evitar colocar bolachas, pão com recheio de chocolate e bebidas doces nas lancheiras escolares

Rui Ramos

A manifestação da função pública de hoje mostra que o PCP não mantém só as suas velhas ideias, mas também as suas velhas tácticas. No parlamento, sustenta o governo; na rua, ataca o governo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:

no Facebook no Twitter por e-mail

Leia as últimas

em observador.pt

Observador

©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa