EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS DA MARINHA GRANDE PROMOVE A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LITERACIA FINANCEIRA
A Escola Básica da Comeira acolheu, na passada quinta‑feira dia 30 de abril, mais uma sessão intermédia do Programa As Aventuras do Gaspar, um Programa de Educação para o Empreendedorismo, dinamizado pela Gesentrepreneur e promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com o Município da Marinha Grande.
Desenvolvido em contexto de sala de aula e dirigido ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, o projeto implementado nas escolas do concelho tem o objetivo de preparar as crianças para desafios do futuro, promovendo competências essenciais como a iniciativa, a liderança, a interajuda, o trabalho em equipa, a criatividade e o espírito empreendedor.
Nesta sessão, dinamizada por uma técnica de Educação da Gesentrepreneur, foi trabalhado o tema da Literacia Financeira, através de uma abordagem prática e lúdica. O desafio proposto consistia em ajudar o Gaspar, mascote da iniciativa, a realizar compras com um orçamento de 20 euros, para alimentar cinco pessoas, fazendo escolhas saudáveis a partir da análise de um folheto promocional. A atividade permitiu às crianças aprender noções básicas de gestão de dinheiro, consumo consciente e tomada de decisões responsáveis, de forma divertida e participativa.
A sessão contou com a presença da Vereadora da Educação, Carla Santana, que acompanhou os alunos do 3.º ano, salientando a relevância do tema desde tenra idade e felicitando os alunos pela participação ativa, empenho e autonomia demonstrados ao longo da atividade.
O Município da Marinha Grande reafirma, assim, o seu compromisso contínuo com a Educação das crianças do concelho, contribuindo para a formação de futuros adultos capazes, informados, críticos e preparados para tomar decisões conscientes, promovendo a construção de uma sociedade mais participativa e responsável.
*Gabinete de Comunicação e Imagem