Cantanhede | Analisados dados relativos a 2022: Comissão Municipal faz balanço positivo da execução do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Cantanhede | Analisados dados relativos a 2022: Comissão Municipal faz balanço positivo da execução do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios

12/02/2023 0 Por Carlos Joaquim

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Cantanhede (CMGIFR) faz um balanço positivo da execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios em 2022, particularmente no que diz respeito às faixas de gestão de combustível associadas à rede viária da responsabilidade da autarquia. A taxa de execução ficou 42,5% acima do objetivo, uma vez que foram intervencionados mais 36,3 hectares para além dos 85,5 previstos no planeamento do ano passado, o que representou um investimento municipal superior a 100 mil euros.

Estes dados foram avançados durante a reunião da CMGIFR, na qual foi apreciado o relatório de monitorização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Ainda no que diz respeito às faixas de gestão de combustível da responsabilidade da autarquia cantanhedense, as que estão associadas às zonas industriais foram executadas na totalidade, numa área que ascendeu a 55,5 hectares, tendo os trabalhos sido realizados com recurso a meios próprios ou através da brigada de sapadores florestais da CIM-Região de Coimbra.

Relativamente às faixas associadas às redes elétricas de alta e média tensão, cuja execução é da responsabilidade da E-Redes, foram também efetuadas na totalidade, numa área superior a 100 hectares.

O excelente resultado alcançado em 2022 vai no sentido de colmatar o baixo grau de execução de faixas de gestão de combustível das diversas tipologias nos dois anos anteriores, fundamentalmente devido à pandemia de Covid-19, uma vez que naquele período, segundo o o relatório, foi cumprido apenas 41% do previsto no planeamento.

O relatório sobre o ano passado refere ainda que foram efetuadas pelo Gabinete Técnico Florestal 196 notificações de proprietários para gestão de combustíveis, 111 notificações para limpeza de prédios inseridos no interior de áreas edificadas, tendo a GNR, no âmbito da operação “Floresta Segura”, identificado 46 situações de incumprimento por falta de faixas de gestão de combustíveis, na sua maioria na envolvente de espaços edificados ou isolados.

No que concerne à manutenção da rede viária florestal, o Município de Cantanhede executou em 2022 um conjunto de intervenções de manutenção e beneficiação dos caminhos, numa extensão de 156 km, sendo que estava apenas prevista a intervenção em 33,9 Km.

No que toca às ações que visam a redução da incidência dos incêndios, foram realizadas pelo Gabinete Técnico Florestal 55 ações de informação e sensibilização para a prevenção de incêndios rurais e recebidos e analisados mais de 5.300 pedidos/comunicações de munícipes para a realização de queima de sobrantes amontoados.

Em 2022 foram registadas 55 ocorrências de incêndios rurais que resultaram numa área ardida de 17,16 hectares.

A Comissão apreciou ainda a informação relativa à rede secundária de faixas de gestão de combustíveis que será enviada ao nível sub-regional para efeito de concretização do planeamento e elaboração do Programa Sub-regional de Ação, que se encontra já em fase de conclusão.