UNAVE-UA LANÇA CURSO DE ECONOMIA CIRCULAR

26/04/2021 0 Por Carlos Joaquim
Com início a 24 de maio, em live training
 
Economia Circular. O que é, o que propõe e por que princípios se rege? Que modelos de negócio, que políticas públicas, que incentivos e que benefícios propõe e comporta?
Estas são algumas das perguntas a que esta nova formação da UNAVE-UA, Introdução à Economia Circular, se propõe dar respostas.
O curso, agendado para os próximos dias 24 e 31 maio, 7 e 14 junho (14 horas, ao todo), será ministrado online (em regime de live training), tendo como formador o professor Miguel Oliveira, especialista em gestão da qualidade.
Doutorando em Ciências Económicas e Empresariais, ramo de Gestão, na Universidade de Aveiro, Miguel Oliveira é, também, professor adjunto convidado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).
Além de docente, Miguel Oliveira tem exercido, ao longo da sua carreira profissional, funções de direção superior, de consultor e formador no contexto dos negócios e da Administração Pública (CAGEP, FORGEP, GEPAL e CEFADAL), em domínios como a gestão estratégica, gestão da mudança, excelência e inovação organizacional, liderança e coaching.
Da Economia Circular
A economia circular, mais do que uma moda, é um imperativo societário – e um modelo alternativo ao modelo linear tradicional de produção e consumo – que alia a competitividade empresarial à gestão sustentável dos recursos utilizados em todo o processo, do design à distribuição de produtos e serviços, reorganizando sistemas de produção e consumo em circuitos fechados.
O modelo económico atual, assente em extrair, transformar, usar e rejeitar, tem levado ao limite a disponibilidade de recursos do planeta, evidenciando-se a incapacidade de repor igual valor para que esteja disponível para as gerações futuras.
As abordagens propostas pela Economia Circular, conceito alternativo a este modelo linear de produção e consumo, apontam para a redução, reutilização, recuperação e reciclagem dos recursos usados com o intuito de mitigar impactes ao longo do ciclo de vida dos produtos e serviços, bem como repor o valor natural.
Do curso
O curso pretende enquadrar a Economia Circular, através da análise das principais políticas públicas, referenciais normativos e estudos de caso, permitindo aos formandos formular estratégias de circularidade nas suas organizações.
O grande objetivo da formação é familiarizar os formandos com os principais conceitos associados à Economia Circular, nomeadamente os seus princípios, orientações para implementação, avaliação do grau de maturidade e principais benefícios para as organizações, dar-lhes a conhecer as políticas e principais instrumentos facilitadores da adesão das empresas à Economia Circular e levá-los a refletir acerca dos modelos de negócio suportados pela Economia Circular.
O curso pode interessar a um público bastante vasto, de líderes a gestores intermédios, passando por responsáveis de sistemas de gestão e outros licenciados com interesse em compreender os conceitos da Economia Circular e avaliar tanto a viabilidade como a oportunidade de formular estratégias e implementar práticas deste modelo económico nas suas organizações, nas vertentes de gestão, tecnologia e inovação.
Informação mais detalhada e inscrições em: https://www.unave.pt/?post_type=formacao&p=17780