Comunicado sobre o falecimento de João Nogueira – 1º Presidente da Junta da Praia de Mira

Comunicado sobre o falecimento de João Nogueira – 1º Presidente da Junta da Praia de Mira

26/04/2021 0 Por Carlos Joaquim

“A Junta de Freguesia da Praia de Mira decretou hoje, três dias de luto na Freguesia (segunda, terça e quarta feira) pela morte do primeiro Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, o Senhor João Maria Nogueira. A decisão foi tomada pelo executivo da Junta, que aprovou também um voto de pesar pelo falecimento do antigo autarca.

João Maria Nogueira nasceu na Praia de Mira em 30 de Julho de 1924. Alistou-se na Guarda Fiscal em 4 de Janeiro de 1947, e aí desempenhou funções até à data da sua reforma, aos 56 anos de idade, em 30 de Julho de 1980. Foi comandante de Posto da Guarda-fiscal no Areão e na Praia de Mira. Após a sua aposentação desempenhou várias funções na vida cívica e na vida associativa da sua terra. Destacamos que foi o primeiro Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira (1985 – 1989), eleito pelo Partido Socialista, onde sempre fez questão de fazer militância ativa. Foi ainda Vereador da Câmara Municipal de Mira e Deputado Municipal. É autor de diversos livros, poemas, artigos e textos. Iniciou a sua escrita poética aquando do acidente que vitimou o seu neto, Marcelo.

Enquanto Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira e Amigo do Senhor João Maria Nogueira, hoje é um dia triste, embora incontornável.

Há pessoas que nunca morrem, são eternas. O seu exemplo perdurará.

Tive o privilégio de conhecer e aprender muito com este Grande Ser Humano. Hoje, choro! No entanto, o seu exemplo vai continuar inspirar-me… recordo a sua sabedoria, entusiasmo e amor à vida. Será sempre uma fonte inesgotável de inspiração!

Agradeço-lhe tudo o que nos deu, não só em amigas e oportunas palavras, mas sobretudo na coerência dos seus atos e prática de vida. De João Nogueira brotaram exemplos, ornamentados pelos Bons Sentimentos, Memória, Rigor e Honra.

Em nome da nossa Freguesia da Praia, o meu sincero e sentido reconhecimento.

Obrigado por tudo.

Até sempre camarada!

Francisco Soares Reigota

(Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira)”

Fonte: Mira Online