Moçambicanos devem ser donos dos deputados e do processo político em Moçambique

Moçambicanos devem ser donos dos deputados e do processo político em Moçambique

04/01/2020 0 Por Carlos Joaquim
Numa altura em que Moçambique se prepara para mergulhar ainda mais no capitalismo, com o início da exploração do gás e petróleo existente na Bacia do Rovuma, o Professor Carlos Nuno Castel-Branco alerta: “o capitalismo está a ficar cada vez mais um sistema inútil de um ponto de vista de resolver os problemas da sociedade e perigoso do ponto de vista da instabilidade e problemas que traz”. Um dos “apóstolos da desgraça”, que previu a crise económica e financeira que enfrentamos desde 2016, desafia os moçambicanos a serem “donos dos deputados, temos que ser donos do processo político e isso para mim é socialismo”.
Durante a Conferência que o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) organizou em Setembro passado na Cidade de Maputo o economista moçambicano sugeriu que a sua solução para Moçambique sair da pobreza e caminhar rumo ao desenvolvimento: “é a supressão do capitalismo, a minha solução é o socialismo”.
“Nós tivemos uma má experiência com o socialismo, ou com aquilo a que nós chamamos de socialismo, não há dúvida que a experiência foi má e a resposta que estamos a dar é vamos procurar um bom capitalismo. Há 35 anos que andamos a procura, ora é porque não temos boa governação, ou não temos transparência, a economia mundial foi destruída por quem, por nós? Foi por esses que andam a falar-nos de boa governação e transparência que fizeram essas coisas. Falam que o Estado está capturado, o Estado deles serve ao capital financeiro”, começou por explicar Castel-Branco em entrevista ao @Verdade onde indicou “Nos Estado Unidos os mercados financeiros é que são o ponto de referência, no caso britânico, grego, italiano, etc os mercados financeiros é que dominam a política economia. Isso não é Estado capturado? É transparente, duvido!”
O Professor não vê “maneira de salvar o capitalismo, isto não só uma questão de Moçambique é uma questão global. Uma boa parte da teoria económica, sobretudo os federalistas, keynesiana, esta esquerda cor de rosa europeia, está focada em maneiras de estabilizar o capitalismo, mas o sistema capitalista não é estabilizável. Grandes pensadores da economia clássica, anterior a Marx já tinham apontado esse problema”.
“Para David Ricardo a instabilidade do capitalismo era inerente ao próprio sistema. Marx criticou Ricardo e teorizou mais profundamente, mas não é só um problema dos comunistas que pensam assim ou os socialistas pensam assim, de facto na economia política clássica o capitalismo não é estabilizável. Adam Smith tinha a expectativa de poder ser estabilizado se as pessoas se comportassem bem”, assinalou.