Évora | 14.ª BIME: de 04 a 09 de junho são as marionetas quem mais ordena

Évora | 14.ª BIME: de 04 a 09 de junho são as marionetas quem mais ordena

27/05/2019 0 Por Carlos Joaquim
As marionetas estão de volta a Évora. De 4 a 9 de Junho, a 14.ª edição da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, acolhe 73 espetáculos provenientes de 11 países, num total de 28 companhias e 85 artistas. Ao longo de 6 dias, os espetáculos direcionados para todos os públicos realizam-se em 13 espaços diferentes da cidade. 2019 Marca assim o regresso deste acontecimento de referência após um hiato que permanecia desde 2013.
A BIME é um encontro internacional de marionetas que tem lugar nesta cidade desde 1987. Organizada pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora, a bienal abre as portas da cidade aos bonecos e marionetistas de todo o mundo e transforma as ruas, as praças, os jardins e o Teatro Garcia de Resende (TGR) num grande palco para esta expressão artística, revela a organização.
Os Bonecos de Santo Aleixo são os verdadeiros anfitriões deste Festival. No início dos anos 80, esta família de títeres tradicionais foi acolhida em Évora. Aí, encontrou a sua casa e uma família de atores com quem tem viajado pelo mundo fora. A BIME é a ocasião em que os Bonecos de Santo Aleixo convidam todas as marionetas vivas do mundo a virem conhecer a sua cidade e o público de todas as idades a participar desse encontro.