Estabelecimentos comerciais abastecem-se ilegalmente de água através de residências vizinhas com escalão doméstico

Estabelecimentos comerciais abastecem-se ilegalmente de água através de residências vizinhas com escalão doméstico

22/05/2019 0 Por Carlos Joaquim
A empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) vai proceder, dentro em breve, à instalação de contadores totalizadores, numa primeira fase, em cerca de 30 condomínios e prédios, previamente identificados, na cidade de Maputo, visando mitigar as perdas de água, cujo índice atingiu, em Abril, 21 por cento.
As perdas de água fazem com que este líquido precioso não chegue a mais consumidores, para além de gerar uma queda na eficiência da rede de distribuição, representando encargos financeiros para a AdeM, que se reflectem negativamente na facturação.
Com o objectivo de dar uma resposta cabal a este problema, o Departamento Técnico na Área Operacional de Maxaquene da AdeM realizou um levantamento, no terreno, com vista a identificar situações anómalas, que originam estas perdas de água, para a sua posterior correcção.
O gestor do Departamento Técnico na Área Operacional de Maxaquene, na AdeM, Romão Moisés, explicou, a propósito, que uma das acções previstas no combate às perdas de água é a instalação de contadores totalizadores nos prédios e condomínios, onde se regista um consumo que não é fiável.