Hospitais de Coimbra homenageiam 204 enfermeiros em sinal de “respeito e valorização” da profissão

Hospitais de Coimbra homenageiam 204 enfermeiros em sinal de “respeito e valorização” da profissão

17/05/2019 0 Por Carlos Joaquim
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) homenageou no passado dia 13, 204 enfermeiros com 35 e mais anos de serviço, numa cerimónia que o presidente do conselho de administração classificou como de “respeito e valorização” da profissão.
“Esta homenagem ao setor da enfermagem é a expressão e o sentir profissional que é com pessoas que se faz a diferença”, disse Fernando Regateiro, salientando que a iniciativa se insere nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro [12 de maio].
O presidente do conselho de administração do CHUC salientou que a iniciativa pretende “valorizar a enfermagem na prestação de cuidados de saúde como uma das profissões mais relevantes” atualmente.
Para Fernando Regateiro, a homenagem demonstra que o trabalho dos enfermeiros “foi muito mais do que cumprir uma obrigação e um dever, sendo o reconhecimento de uma realização profissional assumida com felicidade, empenho e sentido de dever cumprido”.
“É política do conselho de administração valorizar os profissionais e transmitir a mensagem de que eles são o grande capital humano desta organização”, disse, por seu lado, a enfermeira diretora Áurea Trindade, autora da proposta de homenagem.
Na sua intervenção, a responsável vincou que a iniciativa visa a “valorização do papel dos enfermeiros na melhoria das condições de saúde das populações e que sinaliza também a urgente necessidade de aumentar e valorizar os recursos humanos de enfermagem”.