Estudantes desenvolvem novos alimentos alinhados com tendências alimentares. Produtos alimentares inovadores distinguidos com Prémios Comendador Arménio Miranda

Estudantes desenvolvem novos alimentos alinhados com tendências alimentares. Produtos alimentares inovadores distinguidos com Prémios Comendador Arménio Miranda

15/08/2024 1 Por Carlos Joaquim
Uma cracker feita à base de farinha de espinha de peixe, com um toque distinto de alecrim, e um creme de couve-flor, com variações que combinam a couve-flor com brócolos e abóbora foram os dois produtos desenvolvidos por estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia e distinguidos em ex-aquo pelo Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda.
Desenvolvida por um grupo de alunos do Mestrado em Engenharia Alimentar – Daniela Maia, Gabriel Campos, Gabriela Pires e Raquel Lage -, a Trinca Espinhas é uma cracker inovadora feita à base de farinha de espinha de peixe, com um toque distinto de alecrim. Este snack foi desenvolvido com o objetivo de promover a sustentabilidade no setor agroalimentar, utilizando subprodutos da pesca, contribuindo para a redução do desperdício e valorização dos recursos marinhos. Além de saborosa, a Trinca Espinhas é uma fonte de proteína, cálcio e fósforo, oferecendo uma opção nutritiva para consumidores que procuram alternativas alimentares sustentáveis e conscientes. De referir que as crackers Trinca-Espinhas receberam a medalha de Prata no Ecotrophelia Portugal 2024.

O “CremaFlor”, que consiste numa gama de três produtos que se enquadram na categoria de puré de legumes, foi desenvolvido pelas estudantes – também do Mestrado em Engenharia Alimentar -, Inês Morgado, Beatriz Coelho e Ana Inês Santos. Tendo como produto principal um creme de couve-flor, as estudantes desenvolveram variações que combinam a couve-flor com brócolos e abóbora. Com apenas quatro a cinco ingredientes – legumes, água de cozimento da couve-flor, gotas de limão e sal – o CremaFlor pode ser utilizado de diversas formas. Desde substituir produtos como natas e bechamel, muito utilizados em receitas tradicionais, por uma alternativa mais saudável e nutritiva, até ser utilizado como acompanhamento, substituindo o puré de batata ou complementando outros hidratos. É uma ótima forma de ajudar adultos e crianças a introduzir legumes nas suas refeições.
Até chegarem a estes produtos inovadores e com grande cariz de sustentabilidade, os alunos tiveram de desenvolver o conceito, a formulação, o processo de fabrico, a embalagem até ao mercado e ao plano de negócios.
Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda tem como objetivo motivar e desafiar os estudantes do Mestrado de Engenharia Alimentar e a Pós-graduação em Inovação Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a identificação e aplicação, com base científica, das mais recentes tendências alimentares, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico.
*Fernanda Teixeira