Barcelos | IPCA promove 3.ª edição do TEC SUMMIT com novas dinâmicas de inovação e ligação ao tecido empresarial
A edição deste ano conta com o envolvimento de empresas prestigiadas como AWS, Bragalux, CaetanoBus, Deloitte, DSTelecom, ESI Robotics, F3M, Fibert, Fujitsu, Mecwide, Neadvance, Omron, Optimizer, Ryanair e Sonae Sierra. A estas juntam-se entidades institucionais como a ANI, a CCDR-N, o IAPMEI e o PIS2030, que reforçam o compromisso com o desenvolvimento regional, a competitividade e a valorização do talento jovem.
O programa do TEC SUMMIT 2025 integra duas novas dinâmicas que elevam o impacto do evento. O SATI – Symposium of Applied Technology for Industry – promove o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), com a apresentação pública dos dez melhores posters a um painel de CEOs e representantes institucionais. Em paralelo, decorre um Hackathon tecnológico que envolve cinco escolas secundárias da região: Agrupamento de Escolas de Barcelos, Escola Secundária Henrique Medina, Escola Profissional de Braga, Escola Secundária de Caldas das Taipas e Escola Profissional FORAVE. Estas escolas participaram previamente numa jornada intensiva de formação e seleção e competem agora em desafios com exigência industrial, avaliados por especialistas das empresas parceiras.
Durante o primeiro dia, os participantes terão oportunidade de assistir a mesas redondas com administradores de empresas como ESI Robotics, Motorline, Neadvance, F3M, Ryanair, Sonae Sierra e Bragalux, que irão partilhar a sua visão sobre as tendências futuras nos respetivos setores de atividade. A última mesa redonda será dedicada às oportunidades de financiamento, com a presença das entidades de financiamento e culminará com a apresentação das três melhores ideias do SATI ao painel de CEOs.


