Câmara prepara obra de reabilitação do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Cacia

Câmara prepara obra de reabilitação do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Cacia

19/02/2025 0 Por Carlos Joaquim
 I – Câmara prepara obra de reabilitação do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Cacia Projeto de execução contratado por 35.500 euros
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, adjudicar o projeto de execução para adaptação do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Cacia, pelo valor de 35.510€, à empresa Macieira de Castro, Engenharia, Lda.
Com esta obra, a CMA pretende corrigir diversas patologias que o edifício apresenta, nomeadamente a correção das infiltrações de água através das coberturas, o aumento da qualidade térmica e eficiência energética do edifício com a melhoria da ventilação e do seu isolamento e a substituição e reparação dos revestimentos interiores e exteriores.
Com capacidade para cerca de 120 pessoas e de cariz multidisciplinar, esta empreitada vai permitir melhorar o conforto, a versatilidade e a qualidade do espaço para os seus utilizadores, que vão desde atividades de pintura até a aulas de ginástica para a terceira idade.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.
II – Trabalhos complementares na Avenida Dr. Lourenço Peixinho
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que decorrem até ao dia 21 de fevereiro (sexta-feira) trabalhos de reparação e pequenos arranjos urbanísticos na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, no âmbito da garantia da obra.
Apesar de não estarem previstos cortes de trânsito, a circulação estará condicionada ao longo de toda a Avenida e de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos.
Inaugurada a 13 de maio de 2023, a empreitada foi executada pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A. num investimento da CMA de 4.346.879€.
III – “Júlio – A Poesia nas cores e formas” e “O Murmúrio da Noite. A presença do som no movimento Arte Nova”
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, abrem duas novas exposições em espaços Municipais. Assim, no dia 21 de fevereiro, pelas 17h30, no Museu da Cidade, inaugura a exposição de pintura “Júlio – A Poesia nas Cores e Formas” da Fundação Cupertino de Miranda. No dia 22, pelas 18h00, inaugura, no Museu Arte Nova, a exposição “O Murmúrio da Noite. A presença do som no movimento Arte Nova”.
Exposição “Júlio – A Poesia nas Cores e Formas”
Júlio Maria dos Reis Pereira, nascido em Vila do Conde em 1902, é uma figura ímpar no panorama cultural português do século XX, cuja obra atravessa as fronteiras entre a literatura e as artes plásticas, unindo poesia e pintura de forma inigualável.
Sob o nome de Saúl Dias, destacou-se como poeta, integrando a estética modernista e dialogando com os principais movimentos artísticos da sua época. Já como pintor, assinando apenas Julio, o seu estilo reflete uma abordagem profundamente intimista, marcada por traços subtis e pelo uso delicado das cores, com uma sensibilidade ímpar para temas como a solidão, a melancolia e o sonho.
A presente exposição, com organização da Fundação Cupertino de Miranda e Câmara Municipal de Aveiro (CMA), reúne um conjunto diversificado de obras que revela as várias facetas de Julio. Entre desenhos e pinturas, o visitante será convidado a mergulhar no universo sensorial e imaginativo do artista, onde cada peça é um reflexo da sua inquietude criativa e da sua procura pela beleza e autenticidade.
Com entrada livre, a mostra pode ser visitada até ao dia 20 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, no Museu da Cidade.
 
Exposição “O Murmúrio da Noite. A presença do som no movimento Arte Nova”
Promovida pela CMA, a exposição, através de texto, imagens e objetos vai abordar a música no período Arte Nova (1880-1915). Assim como no movimento Arte Nova se procura romper com a inspiração no passado e com os modelos académicos e historicistas na arquitetura e artes decorativas, a música do início do século XX procura uma nova modernidade e um novo modo de expressão, afastando-se das práticas anteriores, em particular associadas com o Romanticismo.
No final do século XIX, os mais recentes meios de viajar e comunicar, bem como o início da tecnologia para gravar e reproduzir o som, removem as barreiras que isolavam diferentes tradições musicais e repertórios. Para os músicos, este início da globalização da música abriu novas portas e dissolveu fronteiras, surgindo os primeiros estilos que fundem diferentes tradições e abordagens, como é o caso do jazz.
A sociedade também estava mais educada e interessada em ouvir música. A educação musical alargou os públicos dos concertos de piano e da sofisticada música de orquestra.
Com este impulso, estabelecem-se os conservatórios e as universidades criam centros e cursos onde os músicos podiam desenvolver carreiras estáveis no ensino. A exposição também explora o contexto Aveirense na dinâmica deste período.
Patente até ao dia 21 de setembro, a exposição pode ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
 
Exposição “Siza Vieira na Caricatura Internacional”
Damos ainda nota que no dia 28 de fevereiro, às 17h30, haverá uma visita guiada com o Curador e Diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos.
Recorde-se que esta mostra está patente no edifício da Antiga Capitania.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
** Imagem c/ DR