Envelope financeiro contempla 38 entidades. Câmara Municipal de Cantanhede entrega apoio às associações culturais do concelho

Envelope financeiro contempla 38 entidades. Câmara Municipal de Cantanhede entrega apoio às associações culturais do concelho

03/11/2024 0 Por Carlos Joaquim
O Município de Cantanhede entregou esta terça-feira, 29 de outubro, os subsídios atribuídos para financiamento das despesas regulares das associações musicais, recreativas e culturais.
Trata-se de uma verba no valor de 59.866 euros que tem como objetivo facultar às entidades beneficiárias condições técnicas, logísticas e materiais necessárias ao trabalho de dinamização sociocultural que desenvolvem, um trabalho que de resto é bem notório a vários níveis, conforme se depreende da muito preenchida agenda de eventos do concelho”, referiu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Segundo a autarca, “esta é apenas uma das vertentes do apoio do Município ao movimento associativo do setor da cultura, uma vez que, além da verba destinada a despesas correntes, são concedidos outros apoios pontuais de valor variável em função do alcance das iniciativas e dos projetos, sem esquecer o financiamento à valorização das instalações e aquisição de equipamentos, entre outros aspetos”.
O investimento na cultura é sempre uma boa aposta, pois produz excelentes implicações ao nível da coesão social, através da afirmação da identidade cultural do concelho interna e externamente, com reflexos muito positivos na elevação dos padrões de qualidade de vida das nossas comunidades e contribuindo para tornar a cidade e o concelho especialmente convidativos para viver e trabalhar”, concluiu Helena Teodósio.

É com grande satisfação que continuaremos a apoiar, uma vez mais, as associações e grupos culturais do concelho dado o papel que desempenham na preservação e promoção da nossa identidade cultural. Este apoio representa um compromisso do Município em criar as condições necessárias para levar a cultura e as tradições de Cantanhede a todas as freguesias e além-fronteiras, num expressivo reconhecimento pelo profícuo trabalho que tem vindo a ser preconizado pelo movimento associativo concelhio, nas mais diversas expressões artísticas”, afirmou o vice-presidente com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.
A cada uma das quatro bandas filarmónicas foi atribuído um montante 4 500 euros; o montante global para as escolas de música foi de 5 616 – considerando os 208 agentes em formação e residentes no concelho envolvidos neste processo cultural, cujo valor por cada aluno é de 27 euros; às associações com grupos de teatro foi atribuído o valor total de montante de 10 450 euros, cabendo a cada entidade com expressão nas artes de palco um valor até ao montante de 550 euros; aos grupos de projeção etnográfica um valor total de 18 600 euros, para apoiar sua atividade de recolha, preservação, promoção e divulgação etnográfica e folclórica, a distribuir da seguinte forma: 2 000 euros a cada grupo folclórico federado ou equiparado a federado e 1 100 euros a cada grupo não federado.
As agremiações que evidenciaram manifesto interesse cultural e que não se enquadram nas categorias anteriormente mencionadas também receberam apoio. Assim, aos grupos corais foi atribuído um valor total de 2 200 euros, correspondendo 550 euros a cada uma das formações constituídas; às coletividades que têm vindo a desenvolver um programa no âmbito das artes plásticas e visuais, o montante de 1 000euros; às associações e grupos que evidenciaram interesse cultural com expressão musical e coreográfica, o montante de 3 000 euros, ou seja, 1 000 euros a cada; e às associações e grupos com expressão musical, o montante de 1 000 euros, cabendo até 500 euros a cada.
A concessão do apoio municipal pressupõe a assinatura de um contrato-programa com todas as coletividades envolvidas.