Marinha Grande | MUNICÍPIO APOSTA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA NOVA EQUIPA INTERNA PARA AS AEC’S

Marinha Grande | MUNICÍPIO APOSTA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA NOVA EQUIPA INTERNA PARA AS AEC’S

02/10/2024 0 Por Carlos Joaquim
No ano letivo 2024/2025, o Município da Marinha Grande, juntamente com os três Agrupamentos de Escolas, reformulou o modelo de implementação das atividades de enriquecimento curricular (AEC), criando uma equipa interna de técnicos que trabalha diretamente em contexto escolar. Para o efeito foram contratados 9 técnicos que estão a assegurar os domínios da atividade física/desportiva e da cidadania, ficando a área artística à responsabilidade de uma entidade externa.
Os técnicos foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 25 de setembro, pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; pela vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; e pelos representantes dos Agrupamentos.

A aposta na dinamização das AEC’s por uma equipa interna visa aumentar a qualidade do serviço, com um conjunto de aprendizagens enriquecedoras , melhorar a articulação do funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio às famílias, em contexto de escola a tempo inteiro. A estabilização da prestação das atividades de enriquecimento curricular, sem que se tenha que estar, ano após ano, na incerteza de quem presta o serviço (como tem sucedido até aqui) é fundamental para a vida da escola, das crianças e das famílias.

Os docentes vão assegurar as AEC’s do 1.º ciclo e implementar uma multiplicidade de iniciativas e projetos, incentivando o brincar e o desenvolvimento de competências socioemocionais, como forma de bem-estar e enriquecimento das relações humanas.
O seu trabalho têm ainda como objetivos centrais: a) promover as capacidades motoras das crianças, com recurso a metodologias e estratégias pedagógicas de caráter lúdico, interdisciplinar e em estreita articulação com a comunidade educativa; b) promover o desenvolvimento integral do aluno, numa perspetiva multidisciplinar, de modo a favorecer o reforço da oferta educativa; c) fomentar a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva.
Na sua prática profissional darão ainda especial atenção aos valores da cidadania, inclusão e multiculturalidade, o espírito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das atividades e por todos os intervenientes.
*Gabinete de Comunicação e Imagem