Serviço de transporte flexível, IR e VIR, da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia como boa prática de mobilidade

Serviço de transporte flexível, IR e VIR, da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia como boa prática de mobilidade

13/09/2024 0 Por Carlos Joaquim
Programa INTERREG Europe elogia os benefícios para a população e para as empresas de táxi envolvidas, reforçando que o serviço pode ser replicado em outras regiões europeias.
O serviço de transporte a pedido IR e VIR, implementado pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), foi destacado pela União Europeia como um exemplo de boas práticas de mobilidade regional.
O reconhecimento aconteceu por parte do projeto europeu EMBRACER – Interligando a Mobilidade Entre Cidades e Subúrbios Europeus, financiado pelo programa INTERREG Europe. Na publicação em que elogia o projeto da CIM Viseu Dão Lafões (e que pode ser consultada na íntegra em https://bit.ly/3TrwlkP), o INTERREG Europe destaca que “a experiência do serviço IR e VIR evidencia os benefícios para a população e para os condutores de táxi” que aderiram e sublinha que “a iniciativa pode ser replicada em outras regiões”.
Recorde-se que o IR e VIR, criado pela CIM Viseu Dão Lafões, é um serviço de transporte público flexível e eficaz, que possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda e rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de Serviço Público de Transporte de Passageiros. O serviço beneficia, em especial, a população de áreas remotas e é, também, muito relevante no verão, quando há uma redução do serviço habitual de transportes públicos.
Desde o início do serviço, este foi já utilizado por cerca de 30 mil passageiros. A iniciativa tem vindo a aumentar o seu âmbito e envolve atualmente quase 100 táxis na região.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “a distinção por parte do programa INTERREG Europe é o reconhecimento, ao mais alto nível, de que o IR e VIR é um contributo muito importante para melhorar o paradigma da mobilidade na nossa região”.
“Viagem a viagem, este serviço está a aproximar as pessoas de Viseu Dão Lafões. Quem não dispõe de transporte próprio, quem vive em zonas mais afastadas, pode agora deslocar-se de uma forma fácil e confortável. A grande adesão que o serviço tem registado é a evidência de que é uma solução prática e inclusiva, a um preço justo, para a nossa população. Sendo mais do que um projeto de mobilidade, é um projeto de coesão social e territorial”, salienta.
 
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões
**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa