Marinha Grande | EXPOSIÇÃO RETRATA OLHAR ATENTO SOBRE A FLORESTA PORTUGUESA NO EDIFÍCIO COSMOS

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO RETRATA OLHAR ATENTO SOBRE A FLORESTA PORTUGUESA NO EDIFÍCIO COSMOS

09/07/2024 0 Por Carlos Joaquim
 O Município da Marinha Grande inaugura a exposição “Floresta Portuguesa, Um Olhar mais Atento”, da autoria de Rosa Pinho e Lísia Lopes do Herbário da Universidade de Aveiro, no próximo sábado, 13 de julho, pelas 15h00, no Edifício Cosmos, em São Pedro de Moel.
A iniciativa integra a programação no âmbito da Bandeira Azul, que incluiu exposições, passeios pedestres, ações de sensibilização e ciência viva e tem participação gratuita.
O programa ambiental da Bandeira Azul de julho é o seguinte:
DE 13 a 31 JULHO
LOCAL: Edifício do Cosmos
13 de julho . 15h00
Inauguração da EXPOSIÇÃO – FLORESTA PORTUGUESA, UM OLHAR MAIS ATENTO, promovida pelas autoras Rosa Pinho e Lísia Lopes do Herbário da Universidade de Aveiro, a

O património natural que a floresta autóctone encerra tem sofrido constantes pressões e ameaças que conduzem à sua progressiva degradação e destruição. Em Portugal, quase 40% do território é ocupado por florestas, maioritariamente associadas a monoculturas de eucalipto e pinheiro-bravo. Os carvalhais autóctones ocupam apenas 5% da área florestal e apesar da sua importância ecológica, não têm qualquer estatuto de proteção. É urgente sensibilizar para a necessidade de proteger e salvaguardar o nosso valioso, e vulnerável, património florestal. Esta exposição pretende despertar no observador um olhar mais atento à beleza e importância que a floresta encerra e alertar para os perigos constantes de que é alvo.
HORÁRIO: todos os dias, de acordo com o horário do Cosmos
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
PARCERIA: Universidade de Aveiro
14 DE JULHO – DOMINGO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 10h às 12h
PASSEIO NA NATUREZA “FLORA E HABITATS DUNARES”
Passeio guiado aos habitats dunares, com o objetivo de dar a conhecer as espécies de flora e habitats presentes na Praia Velha. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades numa ótica de valorização do património natural e desenvolvimento sustentável.
DATA: 14 de Julho de 2024
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes
18 DE JULHO – QUINTA FEIRA
LOCAL de realização: areal da praia de São Pedro de Moel e areal da praia da Vieira
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – CAMPANHA VERÃO CAMPEÃO 2024
Ação de Sensibilização sobre ambiente, segurança e acessibilidades dirigida a crianças desde o pré-escolar até ao segundo ciclo. Durante a ação são desenvolvidas diversas atividades de animação, tais como jogos, em que são ilustrados os riscos provocados por atitudes descuidadas e fornecidas informações sobre o melhor modo de lidar com a praia e com o mar, através de processos didáticos simples e divertidos.
PROMOTOR: Fundação Vodafone
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande e Fundação Vodafone
20 DE JULHO – SÁBADO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 9:30h às 12h
PASSEIO NA NATUREZA
“A GEOLOGIA DE SÃO PEDRO DE MOEL, UM MERGULHO EM MARES JURÁSSICOS”
Passeio guiado aos afloramentos rochosos entre a Praia Velha, São Pedro de Moel e Praia de Água de Madeiros, orientado por investigador da Universidade de Coimbra (Prof. Doutor Luís Duarte), com o objetivo de dar a conhecer o património geológico singular existente nas arribas rochosas que caracterizam a paisagem local. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades do património geológico e paleontológico do concelho da Marinha Grande.
FORMAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Prof. Luis Duarte (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Universidade de Coimbra)
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
Parceria: Universidade de Coimbra
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes
27 DE JULHO – SÁBADO
LOCAL: Edifício do Cosmos
HORÁRIO: 15h30 às 17h
OFICINA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO
Observação da vida microscópica que nos rodeia e que está em permanente ameaça face às alterações globais e disrupção dos ecossistemas. Ação desenvolvida em contexto de oficina de Ciência Viva com abordagem à problemática dos microplásticos e dos seus impactes na cadeia alimentar marinha e saúde publica. A atividade consiste na observação, com recurso a microscópio e lupa binocular de plâncton, pólen, insetos, flores entre outras surpresas que integram o património natural de São Pedro de Moel.
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
PARTICIPAÇÃO: grátis e  limitada à lotação da sala para um máximo de 15 participantes.