Executivos portugueses, brasileiros e angolanos em programa internacional. Católica Porto Business School realiza formação lusófona sobre realidades e práticas de gestão nacionais e europeias

09/07/2024 0 Por Carlos Joaquim
Imersão cultural, empresarial e a partilha de conhecimentos para uma melhor preparação para a gestão de empresas com presença internacional. Estes são os grandes objetivos do Programa Atlântico, uma formação que une três Escolas de Negócios – Católica Porto Business School, PUC Rio e Católica Luanda Business School – e que permite experienciar a realidade empresarial em três países lusófonos: Portugal, Brasil e Angola. Durante dez dias, duas dezenas de executivos vão estar em Portugal para visitar entidades como o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), a MDS Portugal, a RANGEL (Soluções Logísticas Globais), a BBDouro e a Super Bock.
Rui Lourenço, diretor científico do programa e docente da Católica Porto Business School, refere que “esta primeira edição do Programa Atlântico tem sido um sucesso uma vez que conseguimos reunir uma turma internacional composta por 22 executivos angolanos, brasileiros e portugueses, que se tem caracterizado por uma forte partilha de experiências e de networking.” O Programa Atlântico é uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, facultada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola, Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School).
Neste segundo período, a decorrer na Católica Porto Business School, as duas dezenas de executivos vão participar em atividades que fomentam a aquisição de conhecimentos sólidos das realidades económica, social e cultural locais. Os dez dias de imersão vão passar por diferentes momentos, nos quais estão incluídas visitas a empresas de referência como o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), a MDS Portugal, a RANGEL (Soluções Logísticas Globais), a BBDouro e a Super Bock. A par do contacto com o tecido empresarial português, as duas semanas comportam também seminários com temas variados, mas associados a uma matriz comum: o Oceano Atlântico. Dessa forma, vai haver oportunidade para explorar temas como a logística atlântica, a evolução dos mercados transatlânticos e ainda inovação e competitividade.
Cosme Almeida, diretor executivo do Programa Atlântico e diretor de Programas Internacionais da Católica Porto Business School, reitera que “este período de imersão cumpre o propósito de integrar os participantes nas realidades e práticas de gestão nacionais e europeias, através da partilha de conhecimentos estruturados da academia e do terreno.” Além do programa mais teórico, estão previstas diversas atividades de ‘team learning’, quer em terra, com organização do Career Development Office da Católica Porto Business School, quer em mar, a bordo de barcos à vela, em colaboração com um dos novos parceiros do Corporate Club da Católica Porto Business School, a BBDouro.
Mais informações disponíveis aqui:
Sobre a Católica Porto Business School (CPBS)
A Católica Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo, fazendo parte de um grupo muito restrito, a nível global, de 1% de escolas com distinções de acreditação EQUIS, AMBA e AACSB. Este reconhecimento atesta a excelência de toda a atividade, incluindo Ensino, Investigação e Impacto na Sociedade. A Católica Porto Business School é uma faculdade da Universidade Católica Portuguesa reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento integral de profissionais para uma sociedade sustentável e global, assim como pela produção de conhecimento nas áreas da Gestão e da Economia. https://catolicabs.porto.ucp.pt
*Fernanda Teixeira