Cantanhede | No âmbito do Programa Eco-Escolas. Mais de 40 alunos do 11.º ano visitaram a ETAR de Murtede

Cantanhede | No âmbito do Programa Eco-Escolas. Mais de 40 alunos do 11.º ano visitaram a ETAR de Murtede

22/02/2024 0 Por Carlos Joaquim
A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Murtede recebeu esta segunda-feira, 19 de fevereiro, 44 alunos de duas turmas do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria.
Com esta visita de estudo, realizada no âmbito do Programa Eco-Escolas, pretendeu-se sensibilizar os jovens estudantes para os problemas ambientais e as suas possíveis soluções.

Assim, foi-lhes dado a conhecer o ciclo da água, no qual se inclui o papel fundamental das ETAR’s, enquanto equipamentos estruturantes no tratamento de esgotos. Destacou-se ainda a importância da separação correta dos resíduos domésticos, como contributo essencial para a preservação desse ciclo.

Por fim, os jovens foram sensibilizados para a importância do uso consciente da água, enquanto elemento escasso e essencial à vida do planeta e, por inerência, à vida de todos nós.

Pretendeu-se, deste modo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes e participantes ativos na defesa e preservação dos valores naturais.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

*Carla Cruz Silva

Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo