ESTARREJA | O melhor espetáculo de Carnaval saiu à rua

ESTARREJA | O melhor espetáculo de Carnaval saiu à rua

13/02/2024 0 Por Carlos Joaquim
S. Pedro brincou, mas acabou por colaborar e o Grande Corso de domingo saiu para a avenida no Sítio do Carnaval de Estarreja. Os 13 grupos carnavalescos deram um espetáculo de grande qualidade e muito criativo, cheio de cor, ritmo, sátira, música, fantasia e folia.
A Câmara Municipal de Estarreja, a Associação do Carnaval e os grupos participantes foram reunindo ao longo da manhã, com a última reunião a decorrer às 13h30, para ir avaliando as previsões climatéricas. O tempo abriu e permitiu que a festa tão aguardada se concretizasse, com a chuva a chegar apenas nos últimos momentos do desfile.
13 grupos – 4 escolas de samba, 8 grupos de folia e 1 de passerelle –, dos quais dois grupos femininos em estreia, num total de 1300 figurantes e 17 carros alegóricos percorreram o Sítio do Carnaval, onde decorrem os principais desfiles do Carnaval de Estarreja, ao longo de 3 horas de um espetáculo de grande qualidade, produzido nos últimos meses pelos grupos.
Com um novo palco desde 2018, fruto da decisão do Município de Estarreja reposicionar e qualificar o Carnaval, as ótimas condições de acolhimento do público são das principais apostas do Carnaval de Estarreja para que o público tenha uma boa experiência e regresse para assistir ao melhor espetáculo de carnaval num espaço que a organização apelida de “teatro a céu aberto”.
Destas preocupações com o acolhimento de públicos, destaca-se a implementação da bilheteira online, desde 2020, o aumento da capacidade das bancadas com lugares sentados e as estruturas de plataforma, com diversos níveis para peões, ou os parques de estacionamento dedicados, com serviço de transfer a partir da entrada norte da cidade, ou ainda o bilhete especial de comboio fruto da parceria com a CP. Este ano, o evento voltou a inovar, ao ser o primeiro Carnaval do Mundo inclusivo pela cor com a implementação do código de identificação de cores para daltónicos ColorADD, na organização funcional e espacial do recinto dos desfiles.
Amanhã, repete-se o Grande Corso em Estarreja às 14h30. As portas do recinto abrem às 12h e as bilheteiras às 10h.
Grande Corso de Terça-feira de Carnaval
Ordem de desfile e temas dos grupos
Passerelle EU’FÊMEAS “EU DAS EU’FÊMEAS”
Folia AS MAN’DONNAS “QUAL MARIA, QUAL QUÊ!?”
Samba TRIBAL “METADE DA MINHA ALMA É FEITA DE MARESIA”
Folia XATIADOS “TUMATASMÉ NO TEMPLO”
Folia SAIAS & COMPANHIA “UMA COWBOIADA NO SALÓNE E NÃO SÓ”
Samba MORENOS “HERÁCLES, MITOLOGICAMENTE FALANDO”
Folia GRESFA “FAINA MAIOR, 20 ANOS DE CURA”
Folia TAS’KU’ELA “O PREÇO CERTO EM M2”
Folia PIMPÕES “METER O DEDO NA FERIDA E VER O QUE ESTÁ POR BAIXO!”
Samba VAI QUEM QUER “BELEZA DESENFREADA”
Folia OS VISCONDES “OS VISCONDES A SURRASCAR”
Folia ZSAZSA’S “Z’UBERKIDS 2040: A NOVA ORIGEM DOS BEBÉS”
Samba TREPA “ARRAIAL, ENTRE SANTOS E RECANTOS”
Guia completo do Carnaval de Estarreja:
*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo