Portugal eleito o melhor país do mundo para mudar de vida

03/01/2023 0 Por Carlos Joaquim

“É tão barato que nem precisará de trabalhar” 

A revista Forbes elegeu Portugal como o primeiro dos 10 países “mais baratos” para viver, em especial para cidadãos dos EUA que desejam deixar o emprego e mudar de vida. De acordo com a publicação, nestes países o custo de vida “é tão barato que nem precisará de trabalhar”.
A revista sublinha que esta lista foi feita a pensar em quem “procura uma vida melhor, mais acessível ou apenas uma maneira de escapar de tudo – do ritmo frenético da vida, da violência, da política, da divisão”.
Sublinha-se que para a elaboração da lista, a revista tem como base os dados do International Living, que todos os anos divulga quais são os melhores países para aproveitar a reforma, apesar da lista não se cingir exclusivamente a estes casos.
No que diz respeito a Portugal, Jennifer Stevens, editora executiva da International Living, sublinha este ano o país foi eleito o melhor para se viver, “em parte por causa da força do dólar americano nos dias de hoje”, sendo que “a Europa está efetivamente à venda se comprar coisas com dólares”. Além disso, destaca que “as opções de visto em Portugal tornam relativamente fácil ficar lá por um longo período de tempo”.
“O custo de vida é baixo comparado com os EUA – um casal pode cobrir confortavelmente as despesas (incluindo a renda e tudo o resto) com cerca de 2.800 dólares [2.654 euros] por mês”, refere Stevens. “Um solteiro poderia viver bem com cerca de 2.000 dólares [1.895 euros] por mês, com tudo incluído (ou menos em áreas rurais)”, acrescenta.
Adianta ainda que é previsível que cidades como o Porto e Lisboa fiquem mais caras, mas deixa três sugestões de cidades mais pequenas, nomeadamente no Algarve, como Lagos, Vilamoura e Tavira.
“Lagos é uma cidade com história na ensolarada costa algarvia de Portugal. Vilamoura é uma comunidade de resort paisagístico com praias deslumbrantes. Com um antigo porto marítimo romano, Tavira está repleta de edifícios cobertos de azulejos azuis e brancos”, destaca.
Depois de Portugal, a lista da Forbes prossegue com o México e o Panamá em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Mais abaixo na lista encontra-se a nossa vizinha Espanha, em sexto lugar, seguida pela Grécia, França e Itália.
Veja a lista completa:
1-Portugal;
2-México;
3-Panamá;
4-Equador;
5-Costa Rica;
6-Espanha;
7-Grécia;
8-França;
9.Itália;
10.Tailândia.
 
Beatriz Cavaca – Executive Digest