Cantanhede | No próximo sábado, às 17h00: Livro “De Fora para Dentro e de Dentro para Fora” tem apresentação editorial na Biblioteca Municipal

Cantanhede | No próximo sábado, às 17h00: Livro “De Fora para Dentro e de Dentro para Fora” tem apresentação editorial na Biblioteca Municipal

18/11/2022 0 Por Carlos Joaquim

“De Fora para Dentro e de Dentro para Fora”, obra de Ana Breda e Catarina Cruz, vai ser apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no próximo sábado, dia 19 de novembro, pelas 17h00. A apresentação estará a cargo de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Cultura, que vai estar na sessão acompanhado pelas autoras, Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques, e por Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

Com organização a cargo da Associação Padre Manuel António Marques, em colaboração com o Município de Cantanhede e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, a apresentação do livro tem a particularidade de contar com a presença das autoras Catarina Cruz, associada desta coletividade de caráter social e de intervenção cívica, sediada na Pocariça, e Ana Breda.

A narrativa, obra infantojuvenil, transporta-nos para viagens longínquas e misteriosas que não requerem os tradicionais meios de transporte, terrestres, marítimos ou aéreos. A mente, aguçada pela imaginação, leva-nos para onde quisermos, consciente ou inconscientemente! As nossas emoções, refletidas pelo bater do coração, estão na génese dessas viagens. São viagens alucinantes, realizadas a uma velocidade estonteante e num tempo ínfimo. Viaja-se sem bilhete e sem restrições. Liberdade e capacidade para imaginar, sonhar e criar, é tudo quanto nos basta! Descobrem-se lugares fascinantes e intrigantes, nunca antes vistos nem sentidos e sem registo em mapa algum.

O gosto de ambas as autoras em promover aprendizagens interdisciplinares a partir da literatura para a infância, num contexto criativo, reflexivo e emotivo, envolvendo implicitamente a Matemática e outras áreas do saber, culminou na escrita deste livro. A viagem literária proporcionada pela sua leitura é, decerto, impulsionadora de sonhos, questões e emoções, despertando no leitor o que de melhor há em si.

Sobre Ana Breda

Ana Breda é Professora do Departamento de Matemática e coordenadora da Linha Temática GEOMETRIX, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, da Universidade de Aveiro. Profissionalmente, tem trabalhado na formação inicial e contínua de educadores e professores, entre outras formações. É responsável pelo Programa Doutoral em Matemática – Percurso Educacional e cocoordenadora do Curso de Formação para o Ensino da Matemática, para os PALOP.

Sobre Catarina Cruz

É Professora da Escola Superior de Educação de Coimbra, da área de Matemática e Educação Matemática. É membro do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, da Universidade de Aveiro, e do Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Profissionalmente, tem trabalhado na formação inicial e contínua de educadores e professores. É pocaricense e cantanhedense, do nosso concelho, e associada da APMAM.