Proença-a-Nova | Livro “A Grande Devassa e Outras Estórias” apresentado em Coimbra

Proença-a-Nova | Livro “A Grande Devassa e Outras Estórias” apresentado em Coimbra

16/11/2022 0 Por Carlos Joaquim

O juiz José Avelino Gonçalves apresentou o seu mais recente livro “A Grande Devassa e Outras Estórias” no salão nobre do Palácio da Justiça, em Coimbra, no dia 9 de novembro. Aquela que é a segunda obra da sua autoria tinha já sido apresentada na aldeia de Corgas, em Proença-a-Nova, por ocasião da celebração do Dia do Município a 13 de junho, tendo ambas as sessões sido marcadas pela presença do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.

A obra agora apresentada é a segunda edição de ‘Estórias de um arquivo judicial’, esta dedicada à ‘Grande Devassa e outras Estórias’, que possui um conjunto de 23 crónicas com várias estórias baseadas em processos judiciais com mais de um século de existência, atravessando diversos períodos da História Portuguesa, desde as guerras liberais à Implantação da República.

José Avelino, apaixonado desde sempre por este tipo de pesquisa e investigação, sacudiu o pó aos processos judiciais de um sótão do tribunal da Covilhã e a partir daí construiu narrativas, agora expostas em formato de livro para que todos as possam conhecer. No prefácio do livro e em tom descritivo, José Avelino Gonçalves afirma que “os processos judiciais constituem uma fonte fundamental e inesgotável para o conhecimento da história local e regional. Das suas assentadas nascem estas estórias, simples como as personagens que lhes dão vida”.

Com ilustrações de Cláudia Gonçalves, esta edição aborda aspetos políticos, económicos e sociais que marcaram a vida no interior do país durante, na qual se destaca também a vertente gráfica e visual, que lhe confere um carácter menos monótono.

A produção deste livro contou com o apoio do Município de Proença-a-Nova, e é uma edição da Cooperativa de Promoção Cultural Trevim, Prado Cartolinas da Lousã, entre outras empresas lousanenses. Nesta apresentação em Coimbra, os Municípios de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão disponibilizaram-se a oferecer um porto de honra aos presentes com amostras regionais e tradicionais de cada um dos concelhos.