HISTÓRIAS DO CÉU E DA TERRA: 5/11 às 16h na Igreja da Catraia @ Proença-a-Nova

HISTÓRIAS DO CÉU E DA TERRA: 5/11 às 16h na Igreja da Catraia @ Proença-a-Nova

19/10/2022 0 Por Carlos Joaquim
Histórias do Céu e da Terra” – espetáculo do programa FÔLEGO que propõe um diálogo entre arte, ciência e ambiente – apresenta-se ao público no dia 5 de novembro às 16no concelho de Proença-Nova, com ponto de encontro na Igreja da Catraia.
Os contos acompanham a relação dos seres humanos com a natureza e a vida desde os primórdios da Humanidade. Nesta apresentação, a contadora de histórias Clara Haddad e o astrónomo Miguel Gonçalves selecionam contos, mitos, lendas e narram histórias de sua autoria sobre o Céu e a Terra, onde o sonho e a realidade se cruzam.
Uma sessão mágica, destinada aos mais novos – a ser desfrutada também por adultos, onde as narrativas funcionam como ponte de afeto entre gerações.
MAIS SOBRE O FÔLEGO
O FÔLEGO – programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.
O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo – mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.
Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.
Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei – atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.
O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes – não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.
Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso