Atribuído pela plataforma Cidade Social Município de Cantanhede distinguido com o 2.º lugar do Prémio Intervenção Social Sénior 2022

Atribuído pela plataforma Cidade Social Município de Cantanhede distinguido com o 2.º lugar do Prémio Intervenção Social Sénior 2022

23/09/2022 0 Por Carlos Joaquim

A Câmara Municipal de Cantanhede ficou em 2.º lugar no prémio Intervenção Social Sénior 2022, atribuído pela plataforma Cidade Social. A distinção, obtida ex-aequo com os municípios de Esposende e Miranda do Corvo, na categoria de municípios com população entre os 10.001 e 50.000 habitantes, vem reconhecer um conjunto de políticas sociais que fomentam o envelhecimento ativo da população idosa, o combate ao isolamento, numa lógica de complementaridade das medidas implementadas pelas instituições locais.

De acordo com os dados preliminares dos censos de 2021, o concelho de Cantanhede apresenta um índice de envelhecimento de 269,6, sendo o oitavo concelho mais representado, dos 19 que compõe a região de Coimbra, depois de Penela (307,1), Arganil (325,5), Soure (333,8), Penacova (346,7), Mortágua (370,5), Góis (457,5) e Pampilhosa da Serra (699,6).

Face a esta realidade, o Município tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos/atividades dedicados/as aos mais idosos, como é o caso do Projeto Philarmonia, Projeto Tardes Comunitárias, Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, Boccia Sénior, Encontro de Inverno, Arraial Popular e o Projeto Natação Sénior. Paralelamente, e enquanto investidor social, o Município destaca ainda os projetos Cuidin e VirtuALL – Inovação | Envelhecimento | Qualidade de Vida.

Para além destes projetos, a autarquia desenvolve outros mecanismos dirigidos à comunidade que, como é óbvio, englobam a população sénior. Neste enquadramento surge o Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, o Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, Banco de Recursos Colmeia, o Banco de Voluntariado de Cantanhede, Balcão da Inclusão, GAE, CLAIM, protocolo de colaboração para a realização de meio complementares de diagnóstico e terapêutica em proximidade (formalizado com as IPSS com resposta social de ERPI), “Este Verão Mexa-se” (meses de junho, julho, agosto e setembro, com periodicidade aleatória), entre outros.

O reconhecimento agora recebido pela autarquia de Cantanhede tem por base todas as dinâmicas elencadas.

Para Célia Simões, vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, “o galardão Intervenção Social Sénior 2022 viabiliza a partilha de boas práticas e reconhece a intervenção que a autarquia tem tido junto da população mais envelhecida, contribuindo para o ageing in place e para o combate ao idadismo”.