De 12 a 14 de outubro Jornadas dedicadas a Agustina Bessa Luís na Escola Superior de Educação de Viseu

De 12 a 14 de outubro Jornadas dedicadas a Agustina Bessa Luís na Escola Superior de Educação de Viseu

22/09/2022 0 Por Carlos Joaquim
A Escola Superior de Educação de Viseu vai acolher a 10.ª edição da JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário. O evento científico realiza-se desde 2013 e é promovido pelo TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes.
Neste ano de 2022, a X JOEEL será presencial e o tema central é “O espaço na obra de Agustina Bessa-Luís”. Entre os dias 12 e 14 de outubro, um painel de oradores portugueses e brasileiros irá promover o debate em torno do espaço presente em obras inscritas no âmbito artístico, particularmente na literatura.
A JOEEL realiza-se no Brasil nos anos ímpares (com mudança de sede a cada nova edição) e em Portugal nos anos pares (sempre na cidade de Viseu), numa parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu.
As submissões de trabalhos decorrem até dia 30 de setembro e podem ser efetuadas através do site https://www.even3.com.br/xjoeel/ . Além do tema central, também serão aceitos trabalhos que tematizem o espaço na literatura e outras artes.
Sobre o Grupo TOPUS
Tendo iniciado as suas atividades em novembro de 2012, o grupo TOPUS nasceu para preencher uma lacuna importante no que se refere à pesquisa do espaço ficcional na área dos estudos literários. Encontra-se cadastrado no Diretório de pesquisa do CNPq, com sede situada na Universidade de Brasília – UnB.