As Minhas Causas: livro de memórias de Vitor Ramalho mostra-nos que «uma nação que esquece o seu passado não tem futuro»

As Minhas Causas: livro de memórias de Vitor Ramalho mostra-nos que «uma nação que esquece o seu passado não tem futuro»

30/08/2022 0 Por Carlos Joaquim

Um homem de causas, Vitor Ramalho bateu-se, ao longo do seu percurso de vida, pela defesa da lusofonia, da cidadania e da cooperação entre povos. Agora, o antigo secretário de estado do Trabalho no governo do bloco central (1984-1985) e actual secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), revela-nos, no livro As Minhas Causas, as memórias dos acontecimentos diplomáticos, políticos e humanitários que viveu por dentro, reflectindo sobre a importância da História no futuro de Portugal e dos seus congéneres. As Minhas Causas chega à rede livreira nacional no próximo dia 6 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores. A obra será apresentada oficialmente no dia 8 de Setembro, no auditório da UCCLA, em Lisboa, numa sessão que contará com as intervenções de Leonor Beleza e de Nicolau Santos.


Em As Minhas Causas, Vitor Ramalho apresenta uma reflexão sobre as causas que têm guiado o seu percurso e que diz: «são de todos, porque os desígnios nacionais não são pertença exclusiva de ninguém» e «nenhuma acção humana é possível de ser alcançada isoladamente».

Nestas suas histórias, o político recorda o papel central que desempenhou no processo dos acordos de paz de Bicesse para Angola, no processo de paz em Moçambique, que apoiou, lado a lado com Maria Barroso, assim como a luta que travou, durante a Guerra Civil Angolana, enquanto promotor da Campanha portuguesa contra a fome.

Numa obra em que são revelados pormenores dos bastidores da política portuguesa – que Vitor Ramalho partilhou com figuras como Mário Soares, na década de 1980 –, o autor conta-nos ainda a sua participação, enquanto secretário de estado, na recuperação da Lisnave, o principal estaleiro português de construção e reparação naval.

Hoje, aos 74 anos, Vitor Ramalho mantém o espírito activista e impulsionador que sempre o norteou. Empenha-se diariamente, enquanto secretário-geral da UCCLA, na preservação dos laços privilegiados de amizade e cooperação com os povos e países de língua portuguesa e co-fundou, em Março de 2020, poucos dias antes da declaração da primeira vaga da pandemia da COVID-19, a associação cívica Participar+, que tem vindo, ao longo dos últimos dois anos, a apresentar soluções para o crescimento socioeconómico do nosso país.

As Minhas Causas chega à rede livreira naional no próximo dia 6 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores. O lançamento oficial da obra acontece no dia 8 de Setembro, pelas 18h00, no auditório da UCCLA e contará com a apresentação de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e de Nicolau Santos, presidente do conselho de administração da RTP.

As Minhas Causas
Vitor Ramalho
Não-Ficção / Política
176 páginas · 15×23 · 16,00 €
Nas livrarias a 6 de Setembro
Guerra e Paz, Editores