Polícia confirma seis mortos e mais de 20 feridos em ataque num desfile do Dia da Independência. Atirador em fuga

04/07/2022 0 Por Carlos Joaquim
Autoridades locais, citadas pela imprensa de Chicago, avançam com seis vítimas mortais.
 
Um tiroteio num desfile do Dia da Independência dos Estados Unidos da América em Highland Park, subúrbio a cerca de 40 quilómetros da cidade de Chicago, fez seis mortos e mais de 20 feridos, confirmaram as autoridades esta segunda-feira. O atirador está em fuga e é descrito pela polícia como um jovem entre os 18 e os 20 anos, com cabelo preto comprido e que usava uma t-shirt branca. No local foi recuperada uma arma de fogo e as autoridades aconselharam as pessoas a permanecerem em casa.
O município de Highland Park informou na sua página no Facebook que a polícia foi mobilizada para o local após um “incidente” no desfile do Dia da Independência, que é comemorado em 4 de julho, e que o mesmo havia sido cancelado.
“Estamos a ajudar a polícia de Highland Park após o tiroteio no desfile”, informou no Twitter o gabinete do xerife do condado de Lake.
People fled for cover following reports of a shooting at an Independence Day parade in Highland Park, Illinois on Monday. The Lake County Sheriff’s Office said they were assisting police in responding to the shooting in the north Chicago suburb. https://t.co/2iO2vPCw7Y pic.twitter.com/x4Q05pWjZA
— CBS News (@CBSNews) July 4, 2022
O jornal Chicago Tribune refere que o governador de Illinois, o democrata Jay Robert “J. B.” Pritzker estava no local.
Brad Schneider, um representante da Câmara de Illinois, estava na cidade quando os tiros foram disparados.
“A minha equipa de campanha e eu tínhamos acabado de nos reunir para o início do desfile quando o tiroteio começou”, escreveu Schneider no Twitter.
Um repórter do jornal local Chicago Sun-Times relatou ter identificado no local três corpos ensanguentados cobertos por mantas.
Também testemunhas citadas pela AP indicaram ter visto no local corpos ensanguentados cobertos. O Sun-Times informou que o desfile começou por volta das 10h00 locais, mas que foi subitamente interrompido 10 minutos depois de serem ouvidos disparos.
Cátia Carmo /TSF
Imagem: CBS