Ovar, Agenda Náutica e Verão 2022 com mais de 170 eventos

Ovar, Agenda Náutica e Verão 2022 com mais de 170 eventos

24/06/2022 0 Por Carlos Joaquim

Para os meses de verão, a Câmara Municipal de Ovar promove uma agenda náutica e de verão com 175 eventos ligados ao Mar, à Ria e às potencialidades naturais e paisagísticas do território. Com uma criteriosa e diversificada oferta, que se prolonga até setembro, envolvendo os muitos agentes locais, a programação é composta por concertos, sunsets, experiências náuticas, na Ria e no Mar, visitas orientadas, caminhadas, atividade física, exposições e performances, em vários pontos do Município, onde o elemento água assume preponderância.

Ovar assume-se, cada vez mais, como um destino de verão, um “Território de Emoções” com múltiplos motivos para ver e usufruir. Para 2022, no âmbito do programa de dinamização da Estação Náutica de Ovar (ENO), é disponibilizada uma agenda de eventos que oferece atividades náuticas, culturais, turísticas, desportivas ou de recreio, com ações pensadas para todos os públicos, residentes, famílias, visitantes e turistas, com incidência na zona costeira, que vai das lagoas e lagunas do Município, ao pôr do sol nos cais ou nas praias de Ovar.

Arraial da Barrinha com concertos e atividades até ao dia 3 de julho

Até 3 de julho, na freguesia de Esmoriz, durante 11 dias, o Arraial da Barrinha, com as suas tradicionais tasquinhas, marca o arranque do programa de dinamização do território, com concertos e promoção gastronómica das coletividades a comporem o cartaz, onde figuram ainda nomes como Sara Correia, Paco Bandeira, Club Makumba ou “Clã”.

De volta a Ovar, no primeiro fim de semana de julho, nos dias 1 e 2, destaque para a inauguração da exposição “Ovar, o Triângulo Perfeito entre a Ria, a Floresta e o Mar”, de Sofia Martins, sexta, pelas 18h30, no Posto de Turismo do Furadouro. Já no sábado, dia 2, a Escola de Artes e Ofícios recebe, pelas 15 horas, a exposição “Os Barcos, vidas & memórias”, com curadoria de Hélder Ventura da CENÁRIO – Centro Náutico da Ria de Ovar. Depois, no Cais do Puxadouro, a Ria é o Cenário privilegiado para uma visita guiada à Cenário e para uma experiência de Stand Up Paddle, pelas 18h30, dinamizada pela Redanimal Escola de Surf.

Ao cair da tarde, pelas 19 horas, o público é convidado a juntar-se ao primeiro grande sunset da agenda de verão, ouvindo Mari Segura, artista colombiana a morar em Portugal há cinco anos e que iniciou a carreira no “The Voice Portugal”, que vai fazer sobressair a beleza do património natural do Cais do Puxadouro com a apresentação do seu EP “Piano, Piano”.

Para os amantes de bicicletas e turismo, domingo, dia 3 de julho, pelas 09 horas, com saída da Praça da República, arranca a primeira de cinco atividades de “Cicloturismo de Verão” ou “Passeios de Bicicleta”, organizadas para a época e que têm como destino as zonas ribeirinhas de Ovar. A atividade física orientada e as caminhadas no Furadouro e no Parque Ambiental do Buçaquinho saem reforçadas, nos meses de calor, com cerca de 50 datas a promoverem a prática desportiva ao ar livre.

Com incidência na oferta de experiências náuticas, mas sempre aliando o desporto e aventura, as atividades dinamizadas pelo Município, de inscrição gratuita, vão do SUP – Stand UP Paddle ao surf, passando pela canoagem, vela, passeios de barco, yoga na praia e uma parede de escalada nas praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro; atividades que preencherão toda a época balnear.

Ainda nos meses de julho e agosto, num total de 45 momentos musicais, será possível assistir a concertos ou DJ Set nos Cais da Ria e nas Praias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Furadouro. Também o centro da Cidade de Ovar, no âmbito das comemorações do Dia do Município, terá um grande espetáculo de envolvimento da comunidade – mais de 100 participantes – e concertos, entre eles MARO, a nova voz da música portuguesa depois do festival da Eurovisão.

Propondo momentos de interação familiar, envolvendo pais e filhos, destaque para as 12 sessões da “Hora do Conto” e as performances que vão ocorrer, durante os meses de verão, entre a Biblioteca Municipal de Ovar e o Posto de Turismo do Furadouro, bem como para as oficinas no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega.

Para mais informações consulte a programação da OVAR ǀ Agenda Náutica e Verão 2022 ou através de turismo@cm.ovar.pt.