Marchas populares estão de regresso a Cantanhede e Praia da Tocha. Desfiles realizam-se nos dias 24 e 25 de junho

Marchas populares estão de regresso a Cantanhede e Praia da Tocha. Desfiles realizam-se nos dias 24 e 25 de junho

19/06/2022 0 Por Carlos Joaquim

Celebração de antigas e atuais vivências do quotidiano que as comunidades acomodam no seu espírito coletivo, as marchas populares constituem um ritual de forte componente lúdica e festiva que decorre de acordo com os Dias Santos, o que remete para uma natureza religiosa, embora lhes esteja também associado um carácter laico.

Reconhecendo a importância sociocultural desta significativa manifestação popular, a Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a patrocinar a realização dos desfiles das marchas populares, sempre com assinalável sucesso, atribuindo aos grupos envolvidos um subsídio destinado a comparticipar os custos inerentes à elaboração do guarda-roupa e adereços, entre outros aspetos.

O êxito da iniciativa decorre também da dedicação, empenho e entusiasmo dos diversos grupos, que proporcionam um ambiente de cor, luz e franca alegria às noites dos Santos Populares.

Desta forma, depois de dois anos de paragem, devido à pandemia da Covid-19, Cantanhede e a Praia da Tocha cumprem mais uma vez a tradição das marchas populares em honra de S. Pedro e S. João, respetivamente, este ano com a participação de grupos de Cantanhede, Murtede, Tocha e Arrôtas, que levarão às ruas o seu entusiasmo contagiante.

Também em Cantanhede se juntam a estas a Marcha da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede e a Marcha de Santa Clara (Coimbra), como convidada.

Assim, no próximo dia 24 de junho, a partir das 22h00, realiza-se o tradicional desfile em honra de S. João, na Praia da Tocha. Numa organização que conta com a parceria da Associação de Moradores da Praia da Tocha, o desfile tem início na Marginal e desce pela Avenida dos Pescadores. O primeiro ponto de apresentação é feito no Largo da Fonte e posteriormente no Largo de São João.

No dia 25 de junho, em Cantanhede, à mesma hora, decorrem as tradicionais e sempre muito concorridas marchas de S. Pedro, padroeiro da Cidade, com início junto à Loja do Cidadão, percorrendo a Rua dos Bombeiros Voluntários até à Praça Marquês de Marialva, onde habitualmente se concentra a assistência. O desfile resulta de uma parceria com a Uniáo de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.