Dia dos Arquivos: cápsula do tempo revelada aos estarrejenses

Dia dos Arquivos: cápsula do tempo revelada aos estarrejenses

08/06/2022 0 Por Carlos Joaquim
A Câmara Municipal de Estarreja assinala o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de junho, com a exposição “Cápsula do Tempo”, no Átrio dos Paços do Concelho de Estarreja. Um conjunto de peças deixadas pelos nossos antepassados em 1922 foram restauradas e serão agora apresentadas aos estarrejenses.
O Auto de Inauguração do Monumento aos Heróis da Grande Guerra, o cartaz das Grandiosas Festas de Estarreja, duas cédulas de papel-moeda e um conjunto de sete moedas, emitidas pela República Portuguesa, de 1, 2, 4, 5, 10 e 20 centavos, dos anos de 1915, 1918, 1919, 1920 e 1921, foram encerrados num recipiente de vidro que foi enterrado na base do Monumento aos Heróis da Grande Guerra, inaugurado em junho de 1922. Essa efeméride, onde pontificou, entre outras altas individualidades, o Prof. Egas Moniz, coincidiu com as celebrações das Festas Antoninas do Concelho de Estarreja, ocorridas a 16, 17 e 18 de junho desse ano.
As peças foram confiadas ao Arquivo Municipal após descobertas aquando de uma intervenção no arranjo do obelisco e sua envolvente. Ao completar-se um século desses eventos, recuperaram-se os documentos dessa pedra fundacional que, depois de submetidos a cuidadosa intervenção, são agora devolvidos à fruição do público. É um processo ainda em curso dado o estado de conservação em que se encontravam os materiais.
Já a partir desta quinta-feira, dia 9, e até ao fim do mês de junho, os estarrejenses terão a oportunidade de apreciar o cartaz das Festas, as cédulas de papel-moeda e as moedas. O Auto de Inauguração do Monumento será, logo que terminem os trabalhos de intervenção, igualmente exposto.
A celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 junho) pretende alertar e consciencializar a comunidade para o valor e importância do Arquivo Municipal. Afinal, é o garante de uma informação fidedigna e fundamental para a boa governança e para a preservação da memória individual e coletiva.
Carla Miranda