Há 440 praias com qualidade de ouro em 2022

Há 440 praias com qualidade de ouro em 2022

31/05/2022 0 Por Carlos Joaquim

Pode começar a preparar a época balnear. A lista das praias galardoadas, o maior número de sempre, já é conhecida.

A época balnear arranca esta quarta-feira, dia 1 de junho, com boas notícias para os portugueses.
A Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza decidiu atribuir a “Qualidade de Ouro” a 440 praias nacionais, nada mais, nada menos, que o valor recorde na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares em Portugal.
“O nosso único critério é mesmo a qualidade da água balnear. Nós analisamos os dados oficiais com base num histórico de cinco anos”, explica Sara Santos, à Renascença.
A responsável da Quercus adianta que é feita análise “minuciosa”, indo ao encontro do principal objetivo que é “transmitir uma maior segurança” aos banhistas.
“Assim, ficam a saber que, aquela praia que estão a frequentar, tem um histórico de segurança, com a qualidade desejada, que confere todas as condições para a sua saúde, mas também para o ambiente”, adianta.
No total, foram distinguidas mais 47 praias, comparativamente com o ano de 2021, com a região Centro a registar a maior subida – de 23 praias – o que equivale a um crescimento na ordem dos de 85%.
Inédito é também o número de praias interiores que obtiveram este galardão. A associação ambientalista registou um aumento acentuado. São agora 72, as praias com “Qualidade de Ouro”.
Das 440 praias galardoadas em 2022, 359 são costeiras, 72 interiores e nove de transição. Gráfico: QUERCUS
O gráfico da associação ambientalista mostra que das 440 praias galardoadas em 2022, 359 são costeiras, 72 interiores e 9 de transição.
Quanto à sua distribuição, por regiões, conclui-se que a região Tejo e Oeste volta a registar o maior número de praias galardoadas (103), seguida do Algarve (86) e, logo depois, o Norte (78).
Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira verificou-se uma subida de 12 e 5 praias galardoadas, o que representa uma subida percentual de 28% e 17%, respetivamente.
Já o Alentejo registou igualmente uma subida significativa, na ordem dos 26%.
Para Sara Santos, este recorde está associado ao decréscimo do turismo, nos últimos dois anos, por causa da pandemia.
“Quando reduzimos a nossa intensidade no meio natural, os resultados ficam à vista. O turismo tem esse lado que acaba por ser negativo em relação à pressão que se faz nos recursos naturais. Por isso, consideramos esta subida do número de praias com qualidade da água balnear, também reflete a acalmia no setor nos últimos anos devido à pandemia”, afiança.
Para poderem ostentar a bandeira praia “Qualidade de Ouro”, as praias devem cumprir determinados critérios, desde logo, a excelência da qualidade da água nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2020), além do resultado das análises que devem conter valores que se enquadrem na diretiva relativa às águas balneares.
Por outro lado, explica a Quercus, na última época balnear, neste caso 2021, não poderá ter-se registado qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Neste caso, a avaliação é baseada na informação pública oficial disponível, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Aqui pode consultar as praias “Qualidade de Ouro” 2022

Rosário Silva/RR