INVESTIMENTO DE 1,5 MILHÕES DE EUROS NA REQUALIFICAÇÃO DA ADUTORA PICOTES / MARINHA GRANDE

INVESTIMENTO DE 1,5 MILHÕES DE EUROS NA REQUALIFICAÇÃO DA ADUTORA PICOTES / MARINHA GRANDE

29/04/2022 0 Por Carlos Joaquim

O Município da Marinha Grande tem em curso a requalificação da adutora / distribuidora Picotes – Marinha Grande, que implica um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

A empreitada integra a requalificação da conduta adutora Picotes / São Pedro de Moel, numa extensão total de 3200 metros lineares. Está também prevista a reposição dos pavimentos nas zonas de abertura de vala, tal como nas zonas danificadas pelas roturas da atual conduta adutora.
O sistema de abastecimento de água à freguesia da Marinha Grande é composto por um vasto conjunto de condutas, acessórios e instalações complementares com uma extensão total de cerca de 350 km, sendo que grande parte desse abastecimento é garantido pela água armazenada no reservatório dos Picotes, localizado na Mata Nacional de Leiria.
A conduta liga o reservatório de Picotes à cidade, abastecendo diretamente a zona da Marinha Grande, bem como a zona da Estação.
A solução em construção prevê uma nova conduta adutora, a instalar entre Picotes e Guarda Nova, enquanto ponto de entrada na malha urbana da cidade. Relativamente à restante rede, importa destacar a preocupação em minimizar as intervenções nas condutas existentes, promovendo, sempre que possível, a sua manutenção e /ou adaptação com a nova rede.
Trata-se de um projeto cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão”.