Proença-a-Nova | Festival das Sopas e Condutos escolhe a melhor sopa entre dez propostas

Proença-a-Nova | Festival das Sopas e Condutos escolhe a melhor sopa entre dez propostas

05/04/2022 0 Por Carlos Joaquim
Sopa de agrião com ovo, sopa de presunto da Beira Baixa, sopa de lavrador, caldo verde, sopa de peixe (duas receitas), sopa da Avó, sopa da pedra, creme de abóbora com massinhas e sopa do campo: estas são as dez sopas a concurso durante o Festival das Sopas e Condutos que decorre este fim de semana, a 9 e 10 de abril (com início às 15h30 no sábado e às 10h00 no domingo) no Parque Urbano Comendador João Martins. Para poder participar na eleição, é necessário adquirir o kit do festival – no valor de seis euros – composto bolsa, malga de sopa, colher, guardanapo, copo de papel e um cupão que dá acesso à prova das sopas. Depois de degustadas as sopas do festival, o cupão devidamente preenchido deverá ser depositado junto do secretariado. O prémio será entregue à associação responsável pela sopa com mais votos. 50% da receita gerada com a venda de kits reverterá para o apoio aos refugiados de guerra da Ucrânia e os restantes 50% serão distribuídos pelas associações participantes no evento.
Com um formato mais reduzido comparativamente a outros anos, o Festival das Sopas e Condutos conta com a presença de cinco associações: de Proença-a-Nova (ADCPN), Giesteiras, Póvoa, Herdade e Alvito da Beira que, para além das sopas, trazem consigo os melhores condutos. Paralelamente decorre um programa de animação que contempla uma sessão de cozinha ao vivo – com o nutricionista Rui Alves, intitulada “Comer sopa para uma vida mais saudável” -, uma tarde de folclore, com a presença dos ranchos folclóricos de Cernache do Bonjardim; as atuações de Fábio Farinha, os Ribeiros da Concertina, Jorge Gonçalves Trio e ainda Tiago Silva, músico que ficou conhecido pela sua participação no programa The Voice Portugal em 2020, onde chegou à final. No domingo de manhã haverá ainda uma demonstração de dança tribal e aeroyoga.
Paralelamente, o fim de semana é rico em outras atividades: nos campos de ténis municipais decorre, a 9 e 10 de abril, uma etapa do Circuito SmashTour, circuito de sub10, de âmbito nacional, promovido pela Federação Portuguesa de Ténis e que, a nível local, tem como parceira a Escola de Ténis de Proença-a-Nova/Zonameeting. A prova decorre nos escalões vermelho (cinco a sete anos), laranja (sete a nove anos) e verde (oito a dez anos). As inscrições podem ser realizadas até às 20h do dia 6 de abril, através da plataforma TieTennis (Link: https://www.tietennis.com/Tournaments/zonameeting2022/Overview).
No sábado, 9 de abril, o Centro Ciência Viva da Floresta recebe o Passeio Micológico de Primavera, orientado por José Gravito Henriques. Ainda estão disponíveis três vagas e as inscrições, no valor de 25,00 € (inclui almoço micológico), podem ser realizadas diretamente no Centro. O passeio inclui a saída de campo para recolha de cogumelos e a sua posterior identificação. Nesse dia à noite, às 21h30, o auditório municipal recebe o Teatro Experimental de Arouca que apresenta “A Salvação” no âmbito do Festival de Teatro que todos os segundos sábados do mês garante um espetáculo diferente para aplaudir. A entrada é livre, limitada à capacidade da sala. “Quando acreditamos que algo existe e nos pode dar aquilo que queremos, nada é impossível”, lê-se na sinopse do espetáculo.
Noutro âmbito, algumas estradas de terra batida do concelho vão ser palco do VIII Passeio Todo o Terreno da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, com a presença de jipes, motos e quads. Nas estradas de asfalto ao redor da vila, é o Grande Prémio da Cortiçada que vai movimentar atletas de todos os escalões na manhã de domingo, numa organização do Município, do Núcleo de Juventude e Associação de Atletismo de Castelo Branco.