MUNÍCÍPIO DA MARINHA GRANDE ASSINALA DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

MUNÍCÍPIO DA MARINHA GRANDE ASSINALA DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

28/02/2022 0 Por Carlos Joaquim
A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, 1 de março, enaltecendo a importância do dia e continuando a desenvolver as necessárias ações de coordenação e colaboração com todos os Agentes de Proteção Civil presentes no concelho e demais entidades, com especial dever de colaboração, depositando todos os esforços a bem da proteção e socorro de pessoas e bens.
Assim, o Município agradece o esforço, o espírito de sacrifício, a dedicação e a determinação, a TODOS os Agentes de Proteção Civil, que contribuem ativamente para a proteção, socorro, resiliência de pessoas e bens, sem nunca esquecer o cidadão, o mais importante Agente de Proteção Civil.
O atual Sistema de Proteção Civil teve início em 1975, com a publicação do Decreto-Lei n.º 78/75, de 22 de fevereiro, que criou na dependência do Ministério da Defesa Nacional o Serviço Nacional de Proteção Civil, determinando à Comissão Instaladora a sua estrutura e regulamentação. A organização, atribuições e competências do Serviço Nacional de Proteção Civil ficaram estabelecidas com a publicação do Decreto-Lei n.º 510/80, de 25 de outubro.
Decorridos 30 anos, o objetivo da Proteção Civil mantém-se, dando ênfase à sensibilização e alerta às comunidades para a importância da proteção civil face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes e ao papel incontornável que cada um de nós, enquanto cidadãos.
Este é um dia que se reveste da maior importância, dando visibilidade às pessoas, instituições, entidades e estruturas da sociedade civil que, ao longo do ano, permanecem invisíveis, dando o seu melhor na avaliação de riscos coletivos e vulnerabilidades dos territórios, de modo a melhor planear, prevenir, sensibilizar e informar, bem como socorrer e proteger quem mais necessita.