Rovisco Pais apela ao não esquecimento da doença de Hansen

30/01/2022 0 Por Carlos Joaquim

O Núcleo Museológico Hospital Colónia Rovisco Pais, na Tocha, assinala a importância do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que se se celebra neste 30 de janeiro, lembrando que a doença, vulgarmente conhecida por lepra, está praticamente erradicada em Portugal mas não esquecida, afetando ainda milhões de pessoas no mundo.

Neste sentido, o NMHCRP promoveu, no início do ano, um concurso de vídeo cujo selecionado, realizado por alunos da Escola Profissional de Campanhã, poderá ser visionado, a partir dste domingo, em http://www.roviscopais.pt  e no https://www.facebook.com/hansenstories/.

O NMHCRP, recorde-se, abriu ao público em setembro de 2021, numa das alas da antiga capela do hospital com a missão de preservar e divulgar o património e a memória da antiga leprosaria, de todos os que ali foram tratados e de todos os que nela trabalharam.

Associa-se agora, no Dia Mundial do Combate à Hanseníase, ao apelo global “Dont Forget Leprosy!” da Sasakawa Health Foundation que pretende sensibilizar o mundo para que o tratamento da hanseníase não seja interrompido ou esquecido devido ao contexto da pandemia covid-19, através da iniciativa “Rovisco Pais Museum appeal: don’t forget leprosy”.