Cantanhede | Com trabalhos elaborados por alunos da Escola Básica da Gesteira: Biblioteca Municipal dinamiza atividades junto da comunidade escolar

Cantanhede | Com trabalhos elaborados por alunos da Escola Básica da Gesteira: Biblioteca Municipal dinamiza atividades junto da comunidade escolar

15/12/2021 0 Por Carlos Joaquim

Se eu fosse o menino Jesus…” foi a mote para o desafio que a Biblioteca Municipal de Cantanhede apresentou a cerca de 15 alunos da Escola Básica de Gesteira. Após reflexão sobre a natividade e a sua importância em toda a comunidade, foi solicitado aos meninos que dessem largas à sua imaginação e criassem um desenho alusivo ao tema, devidamente acompanhado com uma frase ilustrativa.

A partir dos trabalhos de expressão plástica elaboradas pelos alunos, as técnicas da Biblioteca Municipal elaboraram um pequeno vídeo que serviu para reforçar o verdadeiro espírito do Natal e todos os pensamentos que lhe ocorreram sobre esta temática, servindo assim para assinalar uma das datas mais importante do calendário cristão.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal tem vindo a lançar projetos nas mais diferentes áreas educacionais, com o propósito de encontrar alternativas para, em tempo de pandemia, (re)aproximar a comunidade escolar da biblioteca. A este propósito será importante salientar a iniciativa “Levamos a biblioteca perto de si” desenvolvida pelo Município de Cantanhede através da sua Biblioteca Municipal, em que continua desde abril do ano transato a disponibilizar o acesso de todos os utilizadores e munícipes do concelho a várias formas de divulgação cultural ao domicílio.

Num período em que volta a subir o nível de propagação do vírus Covid-19, a autarquia cantanhedense mantém a aposta neste tipo de iniciativas que se tem revelado um verdadeiro caso de sucesso, no recolhimento domiciliário e, sempre que possível, no isolamento social. Inserida no projeto “Levamos a biblioteca perto de si”, a ação tem como principal objetivo promover e divulgar a cultura, facultando para isso o empréstimo de livros, CD de música e filmes em DVD a toda a população, permitindo assim um acesso contínuo aos documentos disponibilizados por este equipamento cultural, sem que tenha que sair do conforto e segurança de sua casa.

Para aceder a estas obras os interessados deverão estar inscritos na Biblioteca Municipal de Cantanhede, podendo analisar o catálogo online que se encontra disponível em https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/pagina/969/levamos-a-biblioteca-ate-si e consultar os artigos disponíveis.

Esta simples e prática ferramenta de pesquisa permite consultar online todos os documentos disponíveis na coleção da biblioteca, proporcionando um processo de seleção mais criterioso e seletivo. Para concluir o procedimento é simples, basta um telefonema para os números 231 410 870 / 969 630 607 ou um email para biblioteca.renovar@cm-cantanhede.pt para requisitar as obras pretendidas. No seguimento da formalização do pedido, os serviços da biblioteca começam desde logo a preparar a entrega, colocado dentro de um saco próprio e descartável, devidamente desinfetado, para posterior entrega.