Covilhã | Fátima Nina, Sebastião Pimenta e Teresa Gaspar com exposição mista na tinturaria

Covilhã | Fátima Nina, Sebastião Pimenta e Teresa Gaspar com exposição mista na tinturaria

06/12/2021 0 Por Carlos Joaquim
O Município da Covilhã inaugurou no passado dia 3 de dezembro a exposição coletiva dos artistas Fátima Nina, Sebastião Pimenta e Teresa Gaspar.
A exposição reúne um conjunto de peças originais e componentes artísticas em escultura têxtil, cerâmica e pintura, ficando patente ao público até ao dia 30 de janeiro 2022, na Galeria Tinturaria.
Fátima Nina nasceu em maio de 1961. Fez o curso de Design Moda em Lisboa no CITEM e estagiou na Esmod Guerre Lavigne, Paris. Trabalhou como estilista em Lisboa e Porto, participando em vários certames nacionais e internacionais. Em 1987 regressa à Covilhã e trabalha como formadora na área da história da moda. Nos últimos anos, tem-se dedicado à exploração de várias técnicas no âmbito da escultura têxtil com recurso corrente de materiais recicláveis.
 
Sebastião Pimenta nasceu no concelho de Santo Tirso em 1968 mas reside na região da Cova da Beira desde 1997. Formado em Filosofia, via ensino, desde muito cedo tem expressado o seu gosto artístico através da produção e exposição da sua criação estética. Em Braga, conheceu e trabalhou com o ceramista Alberto Vieira, tendo desenvolvido a técnica da modelação em barro. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas de pintura e cerâmica figurativa tendo realizado outras intervenções artísticas como a pintura em murais.
 
Teresa Gaspar nasceu na Covilhã em 1961. Com um vasto percurso artístico, iniciado em meados da década de 1980, dedica-se à pintura sobre tela onde expressa a sua personalidade, emoções e sentimentos. Considera-se uma autodidata no abstrato e na arte contemporânea, com especial recurso à técnica a óleo espatulado. Participou em várias exposições individuais e coletivas e colabora com regularidade em workshops e oficinas artísticas nas quais transmite os conhecimentos e as técnicas que aplica nos seus trabalhos.
A exposição poderá ser visitada gratuitamente, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, na Galeria Tinturaria, no Rossio do Rato, Covilhã.