5ª Punkada e alunos de jazz interpretam ao vivo banda sonora de peça audiovisual sobre os efeitos da pandemia

07/11/2021 0 Por Carlos Joaquim

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e o Conservatório de Música de Coimbra vão apresentar publicamente a peça audiovisual “Pontes Sonoras”, que aborda questões relacionadas com a gestão emocional em tempos de pandemia.

Na sessão, que terá lugar no dia 10 de novembro, pelas 14H00, no Auditório do Conservatório, imagens construídas pelos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores e do curso de Dança da Escola Artística do Conservatório acompanharão a interpretação ao vivo da respetiva banda sonora, por membros dos 5ª Punkada (o grupo pop/rock da APCC) e alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz.

Esta performance parte de uma sugestão inicial de palavras-chave relacionadas com as emoções em tempo de pandemia, em particular a partir das experiências pessoas dos intervenientes no projeto. Sucessivas camadas de sons e imagens foram sendo acrescentadas e trabalhadas, num verdadeiro diálogo interdisciplinar, envolvendo a música, a eletrónica, as artes plásticas e a dança.

A apresentação de “Pontes Sonoras” será de entrada livre, sendo obrigatório o uso de máscara.

Esta colaboração foi realizada no âmbito do projeto europeu “Change 2 Regard” – em que são parceiros principais a APCC, a Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T’Cap (França) – que pretende abordar a questão da inclusão social (no acesso à prática musical, na formação ou no vínculo social), promovendo uma melhoria na vida social e, mais especificamente, na autodeterminação.