Leiria | Dia da Música celebrado com Cantarinhas: De pequenino se abraça o sonho de ser Capital Europeia da Cultura

Leiria | Dia da Música celebrado com Cantarinhas: De pequenino se abraça o sonho de ser Capital Europeia da Cultura

12/10/2021 0 Por Carlos Joaquim

Este ano, para celebrar o Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, o Município de Leiria ofereceu cantarinhas musicais a todas as crianças que entraram pela primeira vez na escola. A ação, promovida pela autarquia e pela Rede Cultura 2027, teve o objetivo principal de envolver os mais novos no grande desafio que Leiria abraçou de encabeçar, em nome de 26 municípios, a candidatura a Capital Europeia da Cultura. De modo a simbolizar e registar o momento, as escolas Básicas de Parceiros e de Barreira contaram e de Barreira contaram com a presença da vice-presidente e vereadora da cultura e educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, e do coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura, Paulo Lameiro.

“Já somos uma Cidade Criativa da Música para a UNESCO, mas queremos ser criativos em todas as artes e ir mais longe. É, assim, muito importante que mais novos sintam a importância do que está a acontecer em Leiria e no território da REDE. Estamos a concorrer a Capital Europeia da Cultura para 2027, e isso é um acontecimento que vai marcar a nossa história, da qual estas crianças fazem parte e, por isso mesmo, queremos envolvê-las, fazer com que façam parte do sonho que também é delas!”, adiantou na altura, a vereadora Anabela Graça.

A escolha da cantarinha não foi aleatória. “Na Bajouca, uma aldeia da nossa região de Leiria, sabem trabalhar o barro muito bem, e aprenderam a fazer um instrumento de barro que não é uma Ocarina, mas uma Cantarinha. É um instrumento da família das flautas, mas tem a particularidade de precisar de água para produzir o seu som mais característico. Recebe o nome de Rouxinol, ou Passarinho, porque a sua música imita o canto de um pássaro”, explicou Paulo Lameiro.

A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos que tecem uma malha diversificada e que totaliza quase 6.000 km2 de extensão e distância superior a 170 km entre os seus extremos.