Proença-a-Nova | Aldeia Djembe Camp regressa ao Parque de Campismo da Aldeia Ruiva

Proença-a-Nova | Aldeia Djembe Camp regressa ao Parque de Campismo da Aldeia Ruiva

09/09/2021 0 Por Carlos Joaquim

A Aldeia Djembe Camp está a decorrer em Proença-a-Nova, no Parque de Campismo da Aldeia Ruiva, junto aos Bungalows, onde estão a residir os elementos do grupo, no decorrer desta semana. Atividade iniciada na terça-feira, dia 7 de setembro, prolonga-se até sábado, 11, dia que marca o término oficial. Será possível participar num workshop de percussão aberto ao público e ainda assistir a um concerto por parte do grupo.

Para André Soares, um dos membros da organização, “o objetivo deste campo é, não só a realização de formações, como também a criação de laços entre os amantes da cultura africana que estão espalhados pela Europa. Para os participantes estrangeiros não é só a questão do encontro, são verdadeiras férias: sentem que podem usufruir do que esta terra tem, conhecerem toda esta gastronomia e tradições. Aqui podemos aprender uns com os outros sobre dança, Balafon ou Corá, que são instrumentos utilizados nas nossas aulas de dança e percussão”.

O organizador, André Soares, mais conhecido como André Dez, refere: “não sou de cá, mas criei grandes ligações com Proença-a-Nova, porque visitava quando era mais novo. É um espaço tão bonito, em contacto com a natureza e onde podemos estar à vontade, porque num evento destes acabamos por fazer algum ruído. Numa das vezes que cá voltei, parei e pensei que este pudesse ser o sítio ideal para fazer um encontro de percussão e dança. Falei com o resto da equipa e decidimos enviar uma proposta para o posto de turismo, que em combinação com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, nos receberam de braços abertos, apoiando-nos muito para que possamos continuar a desenvolver este encontro”.

No último ano no nosso concelho a Aldeia Djembe Camp acolheu turmas da escola primária, que estiveram presentes para realizar formação de percussão e dança. Foi possível ainda ver uma apresentação do grupo no decorrer do Festival do Plangaio e do Maranho. Na edição deste ano o evento será realizado noutros moldes, devido às restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19. Nesse dia será oferecido um workshop de percussão, às 17h00por volta das 22h00, está agendado um concerto com os elementos mais experientes do grupo, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva.

André Soares apela à participação dos munícipes no dia aberto e deixa ainda uma nota de agradecimento às auxiliares da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, ao Posto de Turismo, a toda a equipa técnica e ao executivo da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.