MUNICIPIO DE SILVES LANÇA 1ª EDIÇÃO DO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS

MUNICIPIO DE SILVES LANÇA 1ª EDIÇÃO DO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS

18/05/2021 0 Por Carlos Joaquim
A Câmara Municipal de Silves escolhe o mês de maio para levar a efeito a sessão de apresentação da 1ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus I Poesia 2021. Neste mês assinalam-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia do Autor Português, datas que o Município de Silves pretende destacar e valorizar no âmbito das suas competências no domínio da cultura.
A cerimónia terá lugar no próximo dia 22 de maio (Dia do Autor Português), pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves (CMS). Será presidida pela presidente da autarquia, Rosa Palma, e contará com a participação do presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, Carlos Vargas e da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira.
O evento pretende não só afirmar Silves como a cidade berço da poesia arábico-andalusa, mas também como lugar de riquíssima diversidade cultural, detentor de uma extraordinária herança de paisagens literárias referenciadas em inúmeras obras de literatura portuguesa.
Ao instituir o Prémio Nacional João de Deus, a edilidade pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, sendo motivo de orgulho para todos os silvenses, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.
O Prémio terá periodicidade bienal e destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso.
O prémio é atribuído, alternadamente, nos domínios de poesia e prosa. A primeira edição, será dedicado à poesia. Distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas. Ao vencedor do concurso será atribuído o valor pecuniário de dez mil euros.
O júri para a 1ª Edição do Prémio será constituído por João Pedro Mésseder, Violante Magalhães e Catherine Dumas.
As candidaturas ao Prémio Nacional João de Deus I Poesia 2021 decorrem entre os dias 22 de Maio e 2 de julho de 2021.
O regulamento está disponível para consulta na página da autarquia: https://www.cm-silves.pt/pt/6702/regulamento-do-premio-nacional-joao-de-deus.aspx