Livro | “O Menino, o burro e a couve” apresentado em Proença-a-Nova

Livro | “O Menino, o burro e a couve” apresentado em Proença-a-Nova

14/05/2021 0 Por Carlos Joaquim
João Gabriel Batista estreou-se na literatura infantil com o livro “O menino, o burro e a couve”, apresentado a 8 de maio no Auditório Municipal, a primeira iniciativa cultural com público, após o fim de Estado de Emergência, e que contou com a apresentação de João Manso, vice-presidente do Município de Proença-a-Nova, que realçou “o apoio do Município aos autores do concelho que procuram divulgar a sua localidade, os seus costumes, a sua arte de escrever e transmitir sonhos e imagens das suas melhores histórias”.
“O Menino, o burro e a couve” retrata uma história de amizade pura entre uma criança e um burro, um dos valores mais importantes do livro, como explicou João Gabriel Batista: “além da importância da proteção da natureza e dos animais, o mais importante a retirar do livro é o conceito da amizade, devemos respeitar e ouvir toda a gente. Podemos não concordar ou, por vezes, não aceitar, mas devemos ouvir o outro porque só assim evoluímos. A grande lição que o livro transmite é que não devemos só estar à espera de receber, não podemos usar as pessoas sem cuidar delas”, acrescenta.
O escritor, natural do Estevês, confessou ainda que nunca pensou escrever para crianças, mas aceitou o desafio lançado pela sua editora, a Rota do Livro, responsável pela edição do seu primeiro romance “Por do Sol ao luar”. Com ilustrações de Júlia Deslandes, o livro está à venda nas principais livrarias e está também disponível para requisitar na Biblioteca Municipal.