Dois espumantes Bairrada no pódio com Grande Prémio ‘A Escolha da Imprensa 2020’

Dois espumantes Bairrada no pódio com Grande Prémio ‘A Escolha da Imprensa 2020’

13/04/2021 0 Por Carlos Joaquim

Já foram anunciados os resultados do Concurso de Vinhos ‘A Escolha da Imprensa 2020’, promovido pela revista Grandes Escolhas, numa avaliação, em prova cega, de 678 néctares nacionais. Feitas as contas, e de uma lista de premiados bem mais curta, há doze com selo de garantia de qualidade Bairrada. De entre os três espumantes agraciados com Grande Prémio, dois são Bairrada, ao que se somam seis espumantes e dois tintos com Prémio ‘A Escolha da Imprensa’.

Os eleitos para o lugar maior do pódio são o ‘Aliança Grande Reserva branco 2015’, da Aliança Vinhos de Portugal, e o ‘Montanha Grande Cuvée Cá da Bairrada branco 2009’, das Caves da Montanha. Se é Bairrada, diz Bairrada no rótulo, e com muito orgulho!

O espumante ‘Aliança Grande Reserva Bruto 2015’ resulta de uma dupla de castas: a famosa Baga da Bairrada, nas tintas; e a branca mais usada na feitoria de espumantes a nível mundial: Chardonnay. Produzido sob o método clássico, tem um estágio mínimo de três anos. Na cor é amarelo pálido e no nariz, apresenta notas aromáticas amanteigadas e de tosta. Na boca, é fresco, volumoso e apresenta uma impressionante mousse. Acaba fresco e com grande persistência. Ideal para acompanhar um peixe assado no forno.

O ‘Montanha Grande Cuvée Cá da Bairrada branco 2009’ resulta da união entre a Chardonnay e a Pinot Noir. Com um estágio de, no mínimo, três anos antes do degorgement, no total soma mais de dez anos, revelando-se um espumante brilhante de cor palha. No nariz, tem notas cítricas, alguma compota e biscoito, no final. É elegante, equilibrado e tem uma acidez muito bem integrada, o que o torna um espumante com elevada aptidão gastronómica, acompanhando uma refeição do princípio ao fim, como por exemplo: açorda de marisco, leitão assado à Bairrada e, para finalizar, pastéis de Tentúgal. É uma excelente companhia, a solo, para brindar em ocasiões especiais.

Ainda no que toca à Bairrada, na lista de Prémios ‘A Escolha da Imprensa 2020’ estão seis atribuídos a espumantes – ‘Ataíde Semedo Millésime branco 2017’ (Ataíde Semedo), ‘Caves São João Centenário branco 2015’ (Caves São João), ‘Encontro Baga Reserva branco 2015’ (Quinta do Encontro), ‘Marquês de Marialva Cuvée Baga Bairrada branco 2014’ (Adega de Cantanhede), ‘Montanha Real Grande Reserva branco 2015’ (Caves da Montanha) e ‘Primavera 75 Anos Grande Reserva branco 2012’ (Caves Primavera) – e dois a vinhos tintos – ‘Foral de Cantanhede Gold Edition Baga 2011’ (Adega de Cantanhede) e ‘Regateiro Vinha d’Anita 2015’ (Lusovini).

Por força das circunstâncias, a prova que avaliou as quase sete centenas de vinhos exclusivamente portugueses acabou por ter lugar este ano, nos dias 23, 24 e 25 de Março, tendo reunindo um júri composto por 32 elementos, que em comum têm o facto de estarem ligados à comunicação social, sendo ou não jornalistas, mas também alguns líderes de opinião. Nota para o facto de em cada categoria, ou seja, espumantes, brancos, rosés, tintos e fortificados, os respetivos premiados serem apurados em dois “níveis”: Grande Prémio A Escolha da Imprensa, atribuídos ex-aequo aos 3 melhores vinhos de cada categoria; e Prémio A Escolha da Imprensa, atribuído ex-aequo aos vinhos mais bem classificados em cada uma das categorias.

Prémios atribuídos a vinhos Bairrada no Concurso de Vinhos ‘A Escolha da Imprensa 2020’

Espumantes

GRANDE PRÉMIO ‘A ESCOLHA DA IMPRENSA 2020’

Aliança Grande Reserva branco 2015 (Aliança Vinhos de Portugal)

Montanha Grande Cuvée “Cá da Bairrada” branco 2009 (Caves da Montanha)

PRÉMIO ‘A ESCOLHA DA IMPRENSA 2020’

Ataíde Semedo Millésime branco 2017 (Ataíde Semedo)

Caves São João Centenário branco 2015 (Caves São João)

Encontro Baga Reserva branco 2015 (Quinta do Encontro)

Marquês de Marialva Cuvée Baga Bairrada branco 2014 (Adega de Cantanhede)

Montanha Real Grande Reserva branco 2015 (Caves da Montanha)

Primavera 75 Anos Grande Reserva branco 2012 (Caves Primavera)

Tintos

PRÉMIO ‘A ESCOLHA DA IMPRENSA 2020’

Foral de Cantanhede Gold Edition Baga tinto 2011 (Adega de Cantanhede)

Regateiro Vinha d’Anita tinto 2015 (Lusovini)