De 16 a 18 de abril: 5.ª Mostra Silves capital da laranja regressa em formato online

De 16 a 18 de abril: 5.ª Mostra Silves capital da laranja regressa em formato online

09/04/2021 0 Por Carlos Joaquim
A 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorrerá entre os 16 e 18 de abril, nesta edição em formato totalmente online, com um vasto programa de atividades, onde se inclui a Conferência Laranja XXI, sessões de divulgação com os produtores de laranja de Silves, showcooking e confeção de cocktails, apontamentos de dança, música e magia, e a edição especial do programa de televisão Somos Portugal da TVI.
A mostra será antecedida com a abertura ao público da instalação artística evocativa do evento, no dia 15 de abril, pelas 19h00, instalação esta que apresenta uma réplica da Ponte Velha feita com o recurso a duas toneladas de laranja de Silves, da autoria do artista algarvio Tó Quintas.
O primeiro dia de Mostra (16 de abril) apresenta a habitual Conferência Laranja XXI, que reunirá pelas 15h00, online, especialistas num debate sobre os temas que atualmente preocupam os citricultores e colocam desafios a este sector.
Dia 17 de abril, o dia será preenchido com a “visita online” a diversos produtores de laranja, entre as 10h00 e as 12h00. Na parte da tarde será a vez da Associação Barmen do Algarve apresentar um showcooking com a confeção de um apontamento gastronómico com sabor a laranja, seguido de sugestões de cocktails com a utilização deste citrino. Pelas 17h00 irá atuar a Sociedade Filarmónica silvense e à noite a Associação STAM dinamizará um espetáculo de dança, pelas 21h30.
O último dia do evento, 18 de abril, terá início com uma nova sessão de divulgação dos produtores de laranja, entre as 10h00 e as 12h00. Pelas 13h00, uma saborosa sugestão de cocktail com sabor a laranja será apresentada pela Associação Barmen do Algarve. O restante período da tarde será preenchido, entre as 14h00 e as 20h00 com o programa da TVI Somos Portugal, especial 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja. O programa culminará com as atuações do Rancho Folclórico do Algoz e do jovem mágico silvense Miguel Alves, pelas 21h00 e 22h00, respetivamente.
Relembramos que destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.