AVEIRO APRESENTA A OBRA “LIBERDADE” DE VIEIRA DA SILVA EM BRUXELAS

08/04/2021 0 Por Carlos Joaquim

“Liberdade”, de Maria Helena Vieira da Silva, obra da Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português em depósito na Câmara Municipal de Aveiro, na exposição “A Liberdade e a Europa: uma construção de todos”, patente no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia durante o primeiro semestre de 2021. Um dos eventos que assinala este momento da liderança portuguesa, é a exposição “A Liberdade e a Europa: uma construção de todos”, que está patente no Parlamento Europeu, em Bruxelas, até 30JUN21.

A exposição é composta equitativamente por obras da Coleção do Parlamento Europeu e da Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português, com o objetivo de proporcionar visibilidade a um conjunto de autores que contribuíram para elevar a arte portuguesa e difundir o seu legado artístico a um nível internacional.

Das vinte obras que a compõem, está presente a obra “Liberdade” de Maria Helena Vieira da Silva que integra a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português, em depósito na Câmara Municipal de Aveiro, encomendada pela Secretaria de Estado da Cultura (DGAC) para a comemoração dos 10 anos da Liberdade, que evoca e personifica o tema da exposição que se centra no conceito de liberdade, definidora do espaço europeu que nos representa.